Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Neuroplasticidade da UFPA produz equipamentos de proteção para o Hospital Barros Barreto

• Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 15h42

Máscaras LNP

O mundo vive uma das maiores e mais complexas crises de saúde pública já vistas, que é agravada por desabastecimento de equipamentos, remédios etc. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, óculos e máscaras de proteção facial (as famosas face Shields) estão em falta em hospitais no mundo inteiro e, para tentar minimizar esse impacto aqui, nos hospitais universitários da UFPA, o Laboratório de Neuroplasticidade (LNP/ICS/UFPA) está produzindo equipamentos usando impressoras de modelagem 3D para ajudar atender às demandar do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Máscaras LNP 2“Além de sermos um laboratório de pesquisa, o LNP conta com diversos profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde que atuam em diferentes áreas e, desse modo, decidimos associar as expertises de nossa equipe de pesquisadores para atender às demandas atuais do HUJBB que perpassam pela necessidade de EPIs adequados à proteção dos profissionais de saúde que estarão atuando na linha de frente no atendimento aos pacientes com graves sintomas causados pela Covid-19. A comunidade vem ajudando o LNP por meio de doações de material, como os filamentos para impressoras 3D e folhas de acetato transparente. Essa união entre a comunidade e a academia é a força motriz de nossos resultados”, explicam os professores Carlomagno Bahia e Lane Krejcová, que coordenam a iniciativa.

A colaboração entre as diferentes unidades da UFPA também tem sido fundamental para o desenvolvimento e a produção de EPIs e outros materiais para o HUJBB. “A Universitec, por exemplo, cedeu por empréstimo uma impressora 3D. Também contamos com ajuda substancial da Proad e da Administração Superior, que já estão ajudando a aumentar nossa capacidade de produção de EPIs e de outros equipamentos de forma significativa”, explicam os coordenadores da iniciativa.

As primeiras dezenas de EPIs serão entregues ainda nesta semana para a superintendência da Ebserh, que as distribuirá às equipes do HUJBB. Os equipamentos cumprem todas as normas técnicas vigentes no Brasil. As próximas medidas a serem tomadas pelo LNP ainda serão definidas em reunião, na manhã desta terça-feira, com a superintendência da EBSERH, mas a expectativa é de continuidade da produção de EPIs para o HUJBB.

Máscaras LNP 3Como ajudar - O LNP aceita doações de material para continuar a produção. São necessários filamentos para impressão 3D, folhas de acetato transparente e materiais para os fechos dos EPIs. As doações podem ser entregues diretamente no laboratório, que fica no Pavilhão Paulo Azevedo, no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), e as especificidades são as seguintes: filamento de PLA transparente 175 mm, e folhas de acetato transparente granulosidade de 25 a 30 mm.

“Dada a grande demanda, toda ajuda será muito bem-vinda. Uma dificuldade importante com que já nos deparamos é que alguns insumos para a produção dos EPIs já estão em falta no mercado”, contam os coordenadores do LNP.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação LNP/ICS