Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário da UFPA realiza pesquisa sobre efeitos psicológicos do isolamento social durante a pandemia da Covid-19

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 19h16

Pesquisa isolamento Covid 19

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) está realizando a pesquisa "Efeitos Psicológicos do Isolamento Preventivo na Pandemia da Covid-19" com o intuito de entender como a população tem se comportado diante o atual cenário da doença, causada pelo novo coronavírus. A pesquisa é feita on-line e está disponível para vários países e em vários idiomas. Até agora, mais de cinco mil pessoas, de várias partes do mundo, já responderam ao questionário, que pode ser acessado aqui.

A pesquisa está vinculada ao Ambulatório de Ansiedade e Depressão (Ambad), que funciona no HUBFS, e conta com o envolvimento dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). A iniciativa é coordenada pelo professor Janari Pedroso, com a participação do professor Amauri Gouveia Júnior e de alunos de Mestrado e Doutorado dos programas de pós-graduação.

O questionário busca analisar as reações emocionais diante do isolamento social preventivo na situação de pandemia da Covid-19, além de caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes de diferentes países, como aspectos pessoais e ambiente físico, identificar as reações emocionais experienciadas na situação de isolamento, e identificar os comportamentos em relação ao isolamento social preventivo.

“Queremos saber se o isolamento social preventivo apresenta correlação estatisticamente significante, de natureza negativa ou positiva, com o otimismo e a esperança, e com os afetos negativos e os afetos positivos, apresentando valores preditivos significativos que comprovem seus efeitos no funcionamento emocional dos participantes nos diferentes países”, explica o professor Janari Pedroso, coordenador da iniciativa.

O resultado desta pesquisa poderá contribuir com a ciência, no campo da saúde mental, e com políticas e ações de atendimento para prevenção e tratamento de problemas psicológicos decorrentes do isolamento e distanciamento social. Como a iniciativa busca alcançar um grande público de diversos países, os questionários foram traduzidos para espanhol, inglês, alemão, francês e italiano, com a revisão de nativos, a fim de garantir o melhor entendimento de todos os participantes.

A pesquisa possui aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), e servirá de base para a produção de artigos científicos internacionais.

Para acessar o questionário, clique aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google