Página inicial > Ultimas Notícias > Portal Periódicos oferece treinamentos para a comunidade acadêmica

Portal Periódicos oferece treinamentos para a comunidade acadêmica

• Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 17h40

periodicos

Professores, estudantes e servidores das Instituições de Ensino Superior (IES) que têm acesso ao Portal de Periódicos da CAPES podem participar dos treinamentos on-line sobre o uso da biblioteca virtual e suas bases de dados. As inscrições para o mês de maio ficam abertas até a véspera dos cursos ou até a lotação das turmas, que têm 250 vagas.

As capacitações são gratuitas e ministradas por representantes das editoras. O conteúdo ensinado é voltado ao interesse do usuário e ao uso das bases de dados do Portal. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e em dois sábados pela manhã. A duração varia de acordo com cada área do conhecimento.

Para se inscrever, os usuários devem fazer login no “Meu Espaço”, verificar os treinamentos em aberto e escolher o de preferência. O cronograma das capacitações é feito pela equipe do Portal de Periódicos da Capes, considerando os conteúdos contratados, as áreas do conhecimento abrangidas e a quantidade de conteúdo.

Para ter acesso a muitos conteúdos no Portal, é necessário o reconhecimento do IP institucional para que não haja restrição durante a navegação. Em virtude da pandemia da COVID-19 e da recomendação de não frequentar fisicamente o espaço das universidades, uma alternativa é o acesso aos treinamentos de forma remota pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que também depende da instituição para ser oferecida aos usuários. Na UFPA, todos que possuem e-mail institucional podem acessar diretamente. Caso algum usuário não possua conta de e-mail institucional, ela pode ser solicitada por meio do Sagitta ou feita de forma automática. Acesse o manual aqui

Portal Periódicos - O Portal de Periódicos da Capes é a maior biblioteca virtual do país e tem mais de 48 mil títulos de periódicos, 129 bases de dados de referências e resumos, 42 bases de dados estatísticas, 65 bases de teses e dissertações, 48 obras de referências, 15 bases de conteúdos audiovisuais, 16 bases de arquivos abertos e redes de e-prints, 10 bases de patentes, 2 bases de dados de normas técnicas e mais de 275 mil documentos entre anais, relatórios, livros, anuários, guias, manuais e outros.

Informações sobre os treinamentos podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Redação CCS/CAPES com edição da Ascom/UFPA