Página inicial > Ultimas Notícias > Cursos EAD são alternativas de capacitação durante o período de isolamento social

• Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h02

Cursos de Capacitação EAD ufpa

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com suas atividades presenciais suspensas desde o dia 19 de março. O objetivo da suspensão foi atender à recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter o distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19.

Por esse motivo, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e da Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), está monitorando as oportunidades de capacitação on-line para serem divulgadas aos servidores da UFPA.

Algumas instituições disponibilizaram conteúdos e cursos gratuitos em suas plataformas, possibilitando uma ótima maneira de as pessoas em isolamento usarem o tempo disponível para adquirir mais conhecimentos. São várias opções de cursos e a orientação é para que cada um identifique o curso ou a área de conhecimento que poderá contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

EVG Enap - A Escola Nacional de Administração Pública está com diversos cursos EAD gratuitos e abertos a todos. As oportunidades são oferecidas por meio da Escola Virtual do Governo, que disponibiliza mais de 100 cursos com certificado. São várias as temáticas abordadas: Gestão de Pessoas, Orçamento Público, Gestão Estratégica, Logística, Tecnologia da Informação, entre outras.

FGV - A Fundação Getúlio Vargas também liberou 55 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma de ensino on-line. Bases Conceituais dos Modelos de Gestão; Gestão e liderança: Conceitos Básicos da Função Gerencial, e Normas Anticorrupção, Antissuborno e compliance público são alguns dos cursos oferecidos. Todos têm certificação, e, depois de aprovado, o próprio estudante emite o documento via web.

Harvard - A famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos (totalmente em inglês) em sua plataforma on-line. Entre as áreas de estudo ofertadas, estão: Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Os cursos podem ser acessados diretamente no site da universidade.

Udemy - A rede abriu mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática. De Excel a aulas mais complexas, como programação para crianças com ferramenta do MIT. Confira os cursos no site da Udemy.

USP - Na plataforma Coursera, é possível encontrar 17 cursos on-line disponibilizados pela Universidade de São Paulo (USP). Marketing, Ciência da Computação, Design e Biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os cursos, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

Texto e arte: Assessoria Progep