Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos promove debate on-line sobre patrimônio e turismo

• Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 17h43

Live Roteiro

Com o intuito de proporcionar uma troca de ideias sobre as vivências experimentadas nos Projetos Roteiros Geo-Turísticos de diferentes contextos, no dia 15 de abril, será realizado o bate-papo "A experiência dos Roteiros Geo-Turísticos em Belém (PA) e em Porto Nacional (TO): patrimônio e turismo em debate". A iniciativa contará com a participação das coordenadoras dos projetos da UFPA, professora Maria Goretti Tavares, e da Universidade Federal do Tocatins, professora Rosane Balsan. O bate-papo ocorrerá às 17h,  no instagram.

A ideia de realizar a live surgiu como uma forma de debater a experiência de extensão, a questão metodológica, a participação dos alunos e a importância do turismo e do patrimônio em cada uma das cidades.

"A experiência de troca entre diferentes roteiros é de extrema importância justamente por serem dois estados diferentes. Porto Nacional é uma cidade histórica importante no Tocantins. É fundamental compreender como os roteiros acontecem nesses lugares que, apesar de estarem na Amazônia legal, são distintos", afirma a professora Goretti Tavares, coordenadora do projeto da UFPA.

No bate-papo, as professoras vão fazer um paralelo entre os projetos para explicar a organização e a preparação necessárias para que os percursos possam ocorrer. "Nessa conversa, nós iremos tratar sobre a história de cada um dos roteiros, como é utilizada a metodologia para formatar os trajetos, como acontecem, a frequência, quais são os impactos dentro da sociedade local, o que mudou após a experiência desses roteiros etc.", explica a professora.

Propostas futuras - Nesse período de isolamento social, as ações realizadas pelo projeto serão por meio de lives. Uma das propostas é realizar roteiros virtuais em alguns institutos de Belém. Além disso, serão realizados bate-papos tratando sobre as experiências dos Roteiros Geo-Turísticos, em parceria com outros professores. A ideia é também falar sobre os roteiros que ocorrem em outras cidades do estado do Pará.

"Como o Projeto do Roteiros não está podendo ser realizado nesse momento, nós iremos participar e propor outras lives. É uma forma de continuarmos a disseminar as ações do projeto e compartilhar isso com o público", finaliza Goretti Tavares.

Live no Instagram sobre os Projetos Roteiros Geo-Turísticos

Data: 15 de abril de 2020.

Hora: 17 horas

Local: Instagram do projeto