Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep divulga orientações para a prevenção de lesões em períodos de trabalho remoto
Início do conteúdo da página

Progep divulga orientações para a prevenção de lesões em períodos de trabalho remoto

  • Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 17h34

riscos ergonomicos ufpa

Nesse período de distanciamento social, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Servidor (CVSS), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), lembra que todos devem ter alguns cuidados ao desempenhar o trabalho remoto e até mesmo nas tarefas do dia a.dia em casa.

Toda atividade possui riscos ergonômicos e esses riscos são todas as condições que afetam o bem-estar do indivíduo, quer físicas, quer mentais, quer organizacionais, que podem provocar desconfortos e problemas de saúde. De acordo com a fisioterapeuta da CVSS Luzielma Glória, os principais riscos ergonômicos são: repetição, postura incorreta, iluminação inadequada, ritmo excessivo de trabalho/jornada de trabalho prolongada e levantamento e manuseio de cargas.

Riscos – A repetitividade dos movimentos e das atividades laborais pode provocar fadiga e desgaste, tanto físico quanto psicológico. No aspecto físico, ocorre o comprometimento do sistema musculoesquelético, podendo surgir lesões e inflamações, alguns dos problemas que integram a lista de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Uma postura incorreta também pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros e coluna, podendo desencadear ainda o surgimento dos DORT. Já a luminosidade inadequada pode provocar danos aos servidores, tanto em níveis excessivos de luz como em níveis insuficientes, podendo ocasionar problemas de visão, dores de cabeça, irritação e estresse.

Realizar o levantamento ou a movimentação manual de cargas é outra atividade que pode oferecer riscos para a saúde física do  servidor, pois, se exercida de maneira incorreta, pode provocar lesões no seu sistema musculoesquelético, podendo surgir dores intensas na coluna, na região lombar, nos ombros, nos braços e nos pulsos. Esse levantamento de cargas de maneira continuamente inadequada também pode provocar a incidência do DORT.

Cuidados com o ritmo de trabalho - Mesmo cumprindo a carga horária previamente estabelecida, o servidor pode ter um ritmo muito intenso de trabalho, seja para cumprir prazos muito curtos, seja por assumir uma grande quantidade de tarefas. Tal situação pode levar o servidor ao estresse físico e psicológico e, consequentemente, sua disposição e seu sistema imunológico serão afetados.

Por esses motivos, em tempos de pandemia, deve-se evitar esses excessos, uma vez que a pessoa fica com a saúde fragilizada e podem surgir distúrbios e doenças como ansiedade, depressão, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, úlceras, gastrites e suscetibilidade ao contágio por COVID-19.

Como evitar esses riscos - Para prevenir os riscos ergonômicos e suas consequências, uma importante aliada é a cinesioterapia laboral, que nada mais é do que um conjunto de determinados exercícios que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos. Esses exercícios contribuem diretamente para que o servidor obtenha as condições físicas e psicológicas necessárias para a execução de suas tarefas.

A cinesioterapia laboral pode ser realizada no início, durante as pausas regulares e após a jornada de trabalho, uma vez que estão divididas em três categorias voltadas justamente para o momento escolhido para realizá-la: preparatória, compensatória e de relaxamento

Na cinesioterapia preparatória o servidor irá fazer alongamentos e pequenos movimentos, focando principalmente a parte do corpo que vai ser requisitada na execução da tarefa. Em media, 10 minutos de prática são suficientes.

Já a cinesioterapia compensatória funciona como uma forma de interromper a monotonia do trabalho ou do dia, aproveitando as pausas regulares para executar exercícios específicos de alongamento para a parte do corpo em esforços repetitivos e correção das posturas inadequadas. A atividade pode ser feita por cerca de 5 minutos.

Por último, a cinesioterapia de relaxamento deve ser realizada no final do trabalho ou do dia. Aqui você realiza os exercícios de alongamento para todo o corpo para evitar o acúmulo de ácido lático, responsável pela dor, e prevenir as possíveis instalações de lesões.

“Os benefícios desse tipo de atividade são muitos, entre eles a prevenção de problemas osteomusculares, como dor na coluna vertebral, nos pulsos e nos braços, melhora a postura, diminuir o estresse, melhora o foco, deixa o servidor mais ativo, aumenta a qualidade de vida no trabalho, otimiza a rotina, minimiza a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia”, completa Luzielma Glória.

Clique aqui e acesse alguns exemplos de exercícios para fazer na sua casa.

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página