Página inicial > Ultimas Notícias > Observatório Paraense do Mercado de Trabalho divulga Boletim Trimestral Conjuntural sobre o Mercado de Trabalho no Brasil

• Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 19h04

live opamet

O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) irá lançar o novo Boletim Trimestral Conjuntural sobre o Mercado de Trabalho no Brasil, no Pará e na Grande Belém. O lançamento acontecerá, virtualmente, amanhã (21), às 19h, em uma live com participações do professor José Raimundo Trindade e da doutoranda Nathalya Rocha, ambos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA, que irão conversar sobre os dados apontados no relatório.

O Boletim Trimestral é uma ferramenta de análise e acompanhamento do mercado de trabalho tendo como base de dados a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD-C) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O objetivo é oferecer aos agentes econômicos e sociais um instrumento de acompanhamento das movimentações cíclicas do emprego, de renda e das relações de trabalho nas duas unidades geográficas estabelecidas (Pará e Belém).

Este Boletim é lançado em um momento específico e grave da sociedade brasileira. Neste sentido, dois aspectos devem ser ressaltados: os dados analisados referem-se à última PNAD realizada antes do isolamento social; e os dados já refletem uma preocupante condição de precariedade do mundo do trabalho.

O lançamento será realizado via Live no perfil do Observatório.

Dados que serão ressaltados - A situação de desocupação da força de trabalho tem apresentado elevada rigidez ao longo dos últimos quatro anos. Belém ultrapassa até mesmo a taxa nacional. No Pará, assim como no Brasil, os níveis de desocupação feminina mostram-se mais elevados. E quando se compara o quarto trimestre de 2018 com o mesmo período do ano de 2019, a taxa de subutilização da força de trabalho manteve-se em um elevado patamar para os três níveis geográficos analisados.

As diversas análises apontam ainda a baixa capacidade de recuperação da economia, ressaltando-se tanto a dificuldade de retorno dos investimentos privados como também as amarras colocadas à capacidade de investimento público e intervenção governamental.

OPAMET - O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) realiza o acompanhamento mais detido do mercado de trabalho no Pará e em Belém. Os dados dos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett), MAIS EMPREGO e as pesquisas domiciliares Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de documentos disponibilizados pelo Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, serão os instrumentos de base para a construção de indicadores e análises desenvolvidas pelo Opamet.

Texto: Nayana Batista - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Facebook Opamet