Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Para Mulheres na Ciência premia pesquisadoras de diferentes áreas
Início do conteúdo da página

Programa Para Mulheres na Ciência premia pesquisadoras de diferentes áreas

  • Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 20h46

prêmio Loreal

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência. A iniciativa, que é realizada desde 2006 pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências, tem o objetivo de incentivar a entrada de mulheres no universo científico para favorecer o empoderamento feminino e a igualdade de gênero no cenário brasileiro.

Todos os anos, sete pesquisadoras promissoras de diferentes áreas da Ciência são escolhidas e premiadas com uma bolsa auxílio de R$50 mil cada uma para darem prosseguimento aos estudos e contribuírem, cada vez mais, com o desenvolvimento da ciência no país. As inscrições devem ser feitas no site do programa até o dia 8 de maio, e as vencedoras serão anunciadas a partir de agosto. 

Quem pode se inscrever - Só pode concorrer ao Prêmio Para Mulheres na Ciência as pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de janeiro de 2013 e estejam conduzindo pesquisas no Brasil, nos últimos quatro anos, dentro das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Além disso, é preciso ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes e propor realizar pesquisa em instituição brasileira adequada ao desenvolvimento do projeto submetido.

Como realizar a inscrição - Ao preencher o formulário de Inscrição e Documentos Complementares, é preciso incluir todos os dados e documentos solicitados de uma vez. Nessa etapa, como não é possível salvar parte do formulário ou pausar o processo para depois de recomeçá-lo, a dica é olhar o regulamento completo disponível aqui, se certificar de todos os arquivos e informações solicitadas e tê-las à mão antes de iniciar a inscrição.

Sobre a premiação - Ao longo dos 15 anos do programa,  96 cientistas brasileiras já foram premiadas e homenageadas por suas contribuições para a Ciência. Na última edição, em 2019, a professora da UFPA Adriana Ribeiro Carneiro Folador foi premiada na categoria Ciências da Vida pelo seu Projeto “Genes de resistência a antibióticos: Uma abordagem One Health para o monitoramento da Saúde Pública na Amazônia”.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página