Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais concede bolsas para projetos associados à Covid-19

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 18h17

Edital NMT Covid

A Capes concedeu novas bolsas de mestrado e de doutorado aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) que estejam voltados à criação de conhecimento prático e específico para a prevenção e combate à pandemia da Covid-19. O PPG em Doenças Tropicais da UFPA foi um dos cursos contemplados e, com isso, está realizando processo seletivo para candidatos a bolsas de mestrado e doutorado. As inscrições serão realizadas de 24 de abril a 4 de maio de 2020, conforme o Edital.

O objetivo do edital é capacitar profissionais de saúde em conhecimento, métodos, técnicas específicas e práticas em ação emergencial relacionada à Covid-19 no âmbito das Doenças Tropicais (PPGDT). As áreas de concentração do curso são duas: Clínica das Doenças Tropicais, para profissionais graduados em Medicina; e Patologia das Doenças Tropicais, destinada a graduados das demais áreas do conhecimento.

“Diante da pandemia da COVID-19, a ciência apresenta grande importância na busca do conhecimento com diferentes abordagens, como epidemiologia, patogênese e tratamento da COVID-19, para que possamos enfrentar este momento tão difícil. Com a liberação destas bolsas, damos condições aos alunos para que se dediquem e alcancem os resultados necessários para compreender melhor e combater esta pandemia” afirma a coordenadora do PPGDT, professora Hellen Thais Fuzii.

No total, estão disponíveis seis vagas, sendo três para o curso de Mestrado e três para o curso de Doutorado, independentenente da Área de Concentração pretendida. Caso algum aluno, que já ingressou no curso de mestrado ou de doutorado em processo seletivo anterior da PPGDT, esteja realizando projeto relacionado à Covid-19 e esteja sem bolsa, há a possibilidade de concorrer apenas pela bolsa.

Inscrição - Será realizada até o dia 4 de maio, somente por meio do envio de e-mail à secretaria do PPGDT: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para concretizar a inscrição, é necessário o envio dos seguintes documentos: documento de identificação válido com foto, Currículo Lattes atualizado, Pré-Projeto de Pesquisa e Carta de aceite de orientação por um docente do programa que esteja ofertando vaga no Edital.

Candidatos estrangeiros devem fornecer também a cópia do passaporte no lugar da cédula de identidade.

Pré-Projeto - Deve ser entregue pelo candidato com os documentos, no ato da inscrição. Deverá contemplar ações associadas à COVID-19, em áreas do conhecimento, tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia, desenvolvimento de tecnologias ou correlatas, cujos conhecimentos possam compor esforços coordenados de atuação perante as situações da pandemia de COVID-19, e em concordância com um docente credenciado no programa.

Tempo de curso - O curso de mestrado terá a duração máxima de quatro semestres. E o curso de doutorado terá a duração de seis semestres. O vínculo requer dedicação exclusiva.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google