Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > SBPC realiza Marcha Virtual pela Ciência no Brasil
Início do conteúdo da página

SBPC realiza Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 19h24

SBPC MarchaVirtualPelaCiencia 2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com as suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas somam forças a entidades de todo o país ligadas à CT&I para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, no dia 7 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

A Marcha Virtual pela Ciência  visa reforçar a luta, que já dura anos, por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e para a saúde e a educação no país e reiterar os termos do Pacto pela vida e pelo Brasil, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC, que ganhou apoio de mais de uma centena de instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, a solidariedade e a conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Entre as atividades da manifestação, a SBPC e as entidades que organizam a marcha realizarão dois painéis de debates no dia 7 de maio – um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira. As Secretarias Regionais da SBPC e as entidades e instituições científicas locais também promoverão atividades direcionadas às suas regiões de abrangência. Além dos seminários on-line, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos: a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, pelas sociedades científicas e da área da saúde, pelos cientistas, pelos médicos e pelos especialistas; a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica; o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa; e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.

Depoimentos em vídeo e por escrito - Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos por representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde,  convocando a marcha.

Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Seguem algumas sugestões de perguntas a que os participantes podem responder: por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?; por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?; que outras medidas deveriam ser adotadas?; se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia? como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos.  O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Sugerimos encerrar o vídeo com a frase “Fique em casa com a Ciência”. Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso, é necessário que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para ser colocado como link.

Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com uma frase que autorize a divulgação deles pela SBPC.

Texto e arte: Divulgação SBPC

registrado em:
Fim do conteúdo da página