Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central da UFPA realiza concurso de manuscritos literários

Biblioteca Central da UFPA realiza concurso de manuscritos literários

• Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 15h56

concurso BC Manuscritos

Estão abertas as inscrições para o concurso de Literatura "Escritos Manuscritos", organizado pela Biblioteca Central da UFPA (BC). Com o tema livre, o concurso tem o intuito de difundir a produção literária da comunidade universitária e irá premiar três vencedores com um kit de livros. Para participar, é preciso verificar o regulamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, até o retorno das atividades presenciais da UFPA.

A ideia da competição é proporcionar um espaço para a expressão de textos que promovam a reflexão sobre o momento atual, criando, assim, estímulos para a produção textual e para o aprimoramento da relação da comunidade acadêmica com a Biblioteca Central. O concurso é uma maneira de manter os universitários ativos neste período de pausa e isolamento social para, dessa forma, exercitar a criatividade.

"A biblioteca se preocupa em proporcionar ambientes de estudo e aprendizagem. Acreditamos que esta é uma pequena forma de manter a comunidade universitária produtiva. Com os manuscritos, os participantes podem demonstrar seus dons artísticos, não só por meio da escrita, mas também dos desenhos, considerando  que ilustrações originais podem ser incluídas nos textos", afirma Thyago Costa, bibliotecário da BC.

Para participar - De acordo com o regulamento, podem participar do concurso os discentes de graduação, de pós-graduação e os técnicos administrativos da UFPA. A temática do texto é livre, e eles devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, em forma de prosa ou verso. Cada candidato poderá participar com apenas um texto em cada categoria. Não é permitida a coautoria.

O trabalho apresentado deve ser manuscrito e pode incluir ilustrações autorais, com no máximo duas páginas. O manuscrito deve ser escaneado e enviado no momento da inscrição. O texto deve ser escrito em configuração de folha A4, estar legível e com boa resolução de imagem.

As inscrições são grátis e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line, até o retorno das atividades presenciais na BC. O texto deve ser anexado no momento da inscrição e deve estar em formato PDF. É necessário informar o título e a autoria no documento.

Ao se inscreverem, os candidatos concordam em ceder os direitos autorais à Biblioteca Central, para fins de publicação ou divulgação em meio impresso ou eletrônico.

Seleção - Será feita por uma comissão avaliadora composta por  técnicos-administrativos e docentes da UFPA. A avaliação dos textos será feita com base nos critérios de originalidade, criatividade, qualidade técnica empregada e respeito aos termos de formatação. Os textos que não estiverem de acordo com o regulamento serão desclassificados.

Sobre a publicação - A partir do dia 11 de maio, serão selecionados textos para serem publicados nas redes sociais da BC. A estimativa é que haja uma publicação por semana. De acordo com a demanda, o número de publicações pode aumentar. Após o retorno das atividades na BC, o concurso será encerrado, mas as publicações dos textos ocorrerão por mais duas semanas.

Três textos serão selecionados como destaque e os autores receberão como prêmio um kit de livros e um certificado de participação no Concurso Literário.

Concurso de Literatura "Escritos Manuscritos"

Inscrições até o retorno das atividades normais da BC

Link para inscrição e regulamento

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA