Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto orienta sobre a importância da higienização correta das mãos
Início do conteúdo da página

Hospital Barros Barreto orienta sobre a importância da higienização correta das mãos

  • Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 18h18

maos 1

Nunca um ato simples como lavar as mãos foi tão essencial para a manutenção da saúde individual e coletiva como agora. Tendo como objetivo divulgar mais informações sobre os benefícios da higiene das mãos na prevenção de doenças como a própria Covid-19 e outras infecções, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) se une hoje, 5 de maio, à Organização Mundial da Saúde (OMS) na celebração do Dia Mundial da Higienização das Mãos. 

Situações do cotidiano, como ir ao trabalho de ônibus, fazer compras no shopping ou ter contato com outras pessoas em uma festa, podem propiciar contaminações com germes, caso não haja higienização básica e adequada. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, um celular pode apresentar até 10 vezes mais bactérias que vasos sanitários, logo é necessário atenção para evitar complicações de saúde. 

Entre as doenças que podem ser transmitidas pela falta de higiene com as mãos, estão Hepatite A, Rotavírus, Gastroenterites, Escabiose, Bronquiolite, Conjuntivite, Candidíase e Gripe. Lavar constantemente as mãos e não tocar o rosto com frequência também é uma das ações essenciais no combate contra o novo coronavírus, atual problema da saúde mundial. 

Simultaneamente à melhoria das práticas de higiene da sociedade, o Hospital Barros Barreto reforça a responsabilidade das instituições hospitalares na segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, visto que são locais com grande possibilidade de proliferação de patologias. A fim de orientar a população, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, também publicou um manual de instruções para a lavagem correta das mãos. As orientações são válidas tanto para profissionais da saúde quanto para a comunidade em geral. 

Como lavar as mãos de forma correta - Primeiramente, deve-se retirar anéis, pulseiras e relógio, e, logo após, abrir a torneira e molhar as mãos, sem encostar muito na pia, e colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico.

Para ensaboar, as mãos devem ser friccionadas por aproximadamente 15 segundos, seguindo com o mesmo movimento para a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção). Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos.

Por fim, enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão, e enxugar as mãos com papel toalha. Durante todo esse processo, deve-se evitar muito contato com a pia. De preferência, fechar a torneira com papel toalha. 

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também publicou um manual com ilustrações, com o intuito de facilitar o aprendizado e tornar as informações mais acessíveis. Para acesar o manual, clique aqui. Além disso, desde o início da pandemia da Covid-19, o HUJBB tem trabalhado em conjunto com a rede Ebserh na capacitação dos funcionários e na melhoria da infraestrutura da instituição, com o propósito de proporcionar assistência de qualidade aos pacientes infectados com o Sars-CoV-2 e aos demais usuários do hospital. 

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página