Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza a primeira posse on-line de diretores
Início do conteúdo da página

UFPA realiza a primeira posse on-line de diretores

  • Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 20h43

POSSE ICJ FAD

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou pela primeira vez uma cerimônia on-line para dar posse a novos gestores da Instituição. Por videoconferência realizada na última segunda-feira, 4, com a participação de 50 pessoas, o reitor Emanuel Tourinho deu posse às novas diretoras do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), professoras Valena Jacob e Luanna Tomaz, e da Faculdade de Direito (FAD), professoras Maria Stela Campos da Silva, que se recupera da Covid-19, e Luly Fischer. A solenidade foi transmitida ao vivo pela fanpage da faculdade no Facebook.

O isolamento social para a contenção da pandemia pelo novo coronavírus intensifica o contato virtual impondo a adaptação da vida social, inclusive, na esfera administrativa. O professor José Heder Benatti coordenou a cerimônia na condição de diretor que se despede do ICJ. Ele explicou que o ICJ e a FAD realizaram eleições on-line, nos últimos meses de dezembro e março, com a participação de professores, técnicos-administrativos e alunos.

“É uma alegria participar desta cerimônia e também um aprendizado porque essa mediação tecnológica é inédita em cerimônias oficiais na UFPA e ainda estamos aprendendo”, disse o reitor Emmanuel Tourinho. 

POSSE ICJ FAD 1

O reitor destacou, ainda, que o contexto da pandemia contribui para o reconhecimento da produção científica e para a valorização das universidades, ao mesmo tempo em que amplia as expectativas sobre essas instituições por resultados que tragam o alívio ou a solução à crise instalada. Além disso, destacou que a UFPA, em especial, deve manter o olhar especial sobre a realidade de vida amazônica.

“Vamos ter cada vez mais um papel de destaque, uma importância diferencial para o desenvolvimento econômico e social da Amazônia e do Brasil e vamos fazer isso, certamente, com muita competência e responsabilidade, mas teremos o desafio de construir novos modos de enfrentar as incertezas e as demandas que a sociedade certamente dirigirá à Universidade, e já está dirigindo. A UFPA está sem atividades presenciais, mas está trabalhando intensamente em muitas frentes para contribuir com a sociedade no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”.

Entre os participantes da cerimônia virutal, estavam o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará, Alberto Campos; a desembargadora do Trabalho, dra. Suzy Koury; o representante da Defensoria Pública do Estado do Pará, Dr. Vladimir Koenig; pró-reitores e representantes do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel), da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), diretores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), técnicos, professores e alunos.

“É importante o momento de fortalecimento da academia para o país e a manutenção do Estado Democrático de Direito”, disse o presidente da Ordem, que prometeu parceria da instituição com a UFPA. Ele também enalteceu a força feminina ao “ver professoras e advogadas assumindo o seu lugar de direito”. E finalizou: “A sociedade paraense precisa muito de uma faculdade de direito de excelência como vem sendo há muitos anos a UFPA”.

 “A nossa área jurídica tem muitas mulheres capacitadas, mas é comum ter os homens à frente e isso não era diferente no nosso curso centenário”, disse Valena, que é a segunda mulher a assumir a direção do ICJ. A pioneira foi a professora Marlene Freitas, nos anos 80. Valena foi diretora adjunta na gestão de Benatti e ressaltou que o instituto cresceu em prol do ensino público gratuito e de qualidade, com a participação de várias professoras e o respeito mútuo entre elas e os professores.

POSSE ICJ FAD 2Novas gestões - No discurso de posse, Valena Jacob reivindicou a valorização dos docentes e dos técnicos-administrativos e destacou com um importante desafio a retomada das aulas: “Mais da metade dos alunos (do Curso de Direito) é vulnerável, pessoas de baixa renda que requerem um olhar especial”. “Como vamos garantir que o aluno que não tem acesso à internet na casa dele vá conseguir assistir às aulas (on-line)? Não podemos garantir as aulas somente para parte dos alunos”, pontuou.

Já Luanna Tomaz, que deixa a direção da faculdade para assumir como diretora adjunta do ICJ, destacou o momento difícil enfrentado pela humanidade e afirmou a importância do papel da UFPA e da busca “por uma universidade diversa, inclusiva, que luta para prestar  direitos e educação para as pessoas que mais precisam”.

Emocionada, a nova diretora da Faculdade de Direito, Maria Stela Campos, declarou: “Hoje é um dia muito feliz na minha vida. Estou no 20º dia da Covid-19 e consegui superá-lo. Eu e toda a minha família fomos acometidos por essa doença terrível, conseguimos nos tratar em casa, com a ajuda de amigos. Foram dias difíceis”. Ela completou idade nova na data da posse. “Muitos de nós somos egressos do NPI, todos da UFPA, somos uma equipe e estamos juntos há anos trabalhando pela UFPA. Isso enche muito o nosso coração de alegria”.

Luly Fischer, que assume a vice-direção da FAD, está retomando as atividades após o doutoramento. “Apesar de o reencontro não ser presencial, é com alegria que recomeço a participar da direção da faculdade, agora, auxiliando a professora Stela”.

A nova gestão conta também com os professores doutores Luiz Alberto Rocha, Luma Scaff e Luciana Gluck Paul nas coordenações de Ensino, Estágio e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), respectivamente.

 O reitor finalizou a cerimônia ressaltando o “ciclo muito virtuoso no instituto(com os professores José Benatti e  Antônio Maués), como na faculdade (em que as professoras Valena e Luanna foram diretora e vice), período de muitos avanços acadêmicos e também de impacto social pelo trabalho realizado, de alinhamento do ICJ e da Faculdade de Direito com essas grandes preocupações da nossa universidade . Tenho total confiança que os próximos anos serão de avanços ainda mais significativos porque sei da competência, dedicação e compromisso de cada uma de vocês”.

Texto e fotos: Assessoria ICJ

registrado em:
Fim do conteúdo da página