Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento on-line discute estratégias de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes
Início do conteúdo da página

Evento on-line discute estratégias de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

  • Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 17h50

Congresso online violência sexual

Em alusão ao maio laranja, mês do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizado, na próxima semana, o I Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil. O congresso ocorrerá 100% on-line e acontecerá entre os dias 13 e 15 de maio. O evento é realizado pelas Organizações Futuro Brilhante e Direito sem Formalismo, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA.

O evento tem como objetivo discutir estratégias de prevenção a crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. Além disso, segundo o organizador do evento, palestrante e egresso do PPGSP, Diego Martins, é importante discutir esse tema no contexto atual de isolamento social, porque as crianças e os adolescentes passam mais tempo em casa, onde geralmente esses crimes ocorrem.

“É urgente fazer essa discussão, porque a maioria dos crimes é cometida dentro de casa e pelos próprios familiares da vítima. Então nesse momento em que as aulas estão suspensas e não há convívio com outras pessoas, é muito importante trazer essa discussão por estarmos diante de um cenário muito propício a esses crimes, em que a criança está mais vulnerável por possivelmente estar convivendo com seu abusador e não ter a quem pedir socorro”, explica.

Segundo a professora Silvia Almeida, coordenadora do PPGSP, também é importante que o programa apoie este tipo de iniciativa para enriquecer o debate sobre segurança pública e o combate a esse tipo de violência.

“O debate nacional com pesquisadores, profissionais da área da segurança pública e sociedade civil envolvidos com a temática será extremamente enriquecedor e necessário para o conhecimento, enfrentamento e prevenção dos crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em nossa sociedade. Também será uma ótima oportunidade para docentes, discentes e egressos do PPGSP que estudam o tema da violência infantojuvenil discutirem e compartilharem resultados de pesquisas e produtos desenvolvidos durante a pós-graduação”.

Durante o evento, será lançada uma cartilha para profissionais da saúde, que apresenta os sinais que podem indicar que uma criança está sofrendo algum tipo de violência e como proceder com a vítima e seus familiares. Além disso, também são esclarecidas dúvidas jurídicas em relação ao tema. “Existem sinais que, apesar de não darem certeza, indicam a possibilidade de aquela criança estar sendo vítima de violência e exigem uma atenção reforçada de profissionais da saúde envolvidos no atendimento à criança”, conclui Diego Martins.

Inscrições - As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio, e qualquer um pode se inscrever. O valor de inscrição no lote atual é de R$ 117,00, mas também são disponibilizados descontos no instagram da Organização Futuro Brilhante. As inscrições podem ser feitas aqui.

Palestrantes - O evento tem 11 palestrantes confirmados. Entre eles estão: Diego Martins, assessor da 4ª Vara da Infância e Juventude de Belém e autor do passo a passo para atendimento de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes; Adriana Norat, diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) em Belém, e Sônia Bonfanti, especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente. Outros palestrantes podem ser vistos aqui.

Futuro Brilhante - A Futuro Brilhante é uma Organização Não Governamental (ONG) criada na comunidade Guajará-Mirim, no Baixo Acará. A organização é voltada principalmente para o estímulo à educação infantil e para a prevenção a casos de violência sexual infantil, mas também é voltada ao empoderamento da comunidade. Mais informações no site.

Serviço:

I Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil

Data: 13 a 15 de maio

Evento 100% on-line

Mais informações: Instagram ou WhatsApp (91) 99214-2537

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página