Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA antecipa a outorga de grau a alunos de Medicina do último período do curso

UFPA antecipa a outorga de grau a alunos de Medicina do último período do curso

• Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 10h08

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

Nesta segunda-feira, 11 de maio, sessenta e oito concluintes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, matriculados no último período letivo do curso, receberam antecipadamente o grau, por ato administrativo do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho. A outorga antecipada e por ato administrativo ocorreu em caráter excepcional, observando o disposto na Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que trata da antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação do combate à pandemia do novo coronavírus.

Para regulamentar a outorga, foi publicada a Portaria 1.314/2020 do Gabinete da Reitoria, de 11 de maio de 2020. Os novos médicos são alunos que cumpriram pelo menos 75% da carga horária de internato médico, além de todos os demais componentes curriculares do curso, e requereram formalmente a antecipação da formatura à Faculdade de Medicina, a partir dos critérios estabelecidos pela Faculdade e pela Portaria 002/2020 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

A esses alunos, será disponibilizado, via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPA (SIPAC), um atestado de conclusão de curso, com certificação digital, em até 48 horas após a publicação da Portaria do Gabinete da Reitoria. A expedição e o registro dos diplomas físicos só ocorrerão no retorno das atividades administrativas presenciais da universidade.

Sobre o compromisso da UFPA com a formação de qualidade aliado às necessidades emergentes do contexto de pandemia, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, ainda ressalta: “Estamos concluindo um processo que requereu diálogo e empenho de muitas pessoas, pensando sempre no que é o melhor para a sociedade neste momento. Desejamos muito sucesso às(aos) novas(os) Médicas(os), confiantes de que estão bem preparados e podem colaborar com o sistema de saúde de modos importantes nesta conjuntura de muitas dificuldades para toda a população”.

Para o pró-reitor de ensino de graduação, Edmar Costa, a Universidade atende às regulamentações nacionais para o combate à pandemia, sem esquecer seu compromisso com a formação de qualidade: “A Universidade Federal do Pará se mostrou desde o início sensível e preocupada com atual conjuntura de emergência em saúde pública, e envidou esforços no sentido de viabilizar, sem abrir mão da qualidade da formação dos egressos, a integralização dos currículos dos alunos de medicina da Instituição. Os esforços que tornaram isso possível foram coletivos, envolveram os próprios discentes interessados em contribuir no esforço de combate à pandemia, além da Coordenação do curso e da administração superior. Parabenizo os(as) mais novos(as) médicos e médicas pelo Grau recebido hoje, certo de que estes novos profissionais extremamente qualificados serão muito importantes para o presente e para o futuro desta nação”.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFPA, Silvestre Savino Neto, destaca a missão do curso: “A universidade e a Faculdade de Medicina, neste momento único da nossa história, cumprem a sua missão que é formar médicos para atender a saúde da população, com responsabilidade social. O Conselho da Faculdade, junto com a PROEG, aprimorou as exigências da legislação para antecipar a colação de grau e nossos alunos conseguiram integralizar 93,5% da carga horária original do Projeto Pedagógico. Acreditamos que, em função da complexidade e da excepcionalidade do momento, esses jovens médicos, desde que devidamente treinados e com o uso de EPIs adequados, possam contribuir no atendimento da população em unidades de menor complexidade. Vale lembrar que esta Faculdade foi fundada em 1919, durante a pandemia da Gripe Espanhola, e um dos motivos que inspiraram nossos fundadores foi a falta de médicos para o atendimento da população”.

Em nota, os alunos da turma concluinte declararam: “Nós, concluintes de Medicina da UFPA abandonamos o desejo de uma formatura com atos solenes, fotos e festas pela vontade de exercer a arte da Medicina, esta muito bem ensinada em nossa casa chamada UFPA. Em posse de todos os conhecimentos e habilidades construídos, esperamos poder ajudar a população no enfrentamento de tal calamidade, de forma incansável. Os 68 médicos que formam hoje agradecem com enorme felicidade a todos os envolvidos nessa formação e conclusão de curso. Prometemos que, com coragem e força de trabalho, cumpriremos na íntegra o juramento de Hipócrates”.

No que diz respeito aos demais cursos também amparados pela possibilidade de antecipação da colação de grau, as Faculdades de Enfermagem e Farmácia estão finalizando as comprovações dos componentes curriculares pendentes, com previsão de antecipação da colação de grau desses concluintes ainda para o mês de maio. No caso do curso de Fisioterapia, a coordenação do curso informa que não há alunos concluintes que atendam aos critérios para a antecipação da obtenção do grau.

Texto: Divulgação
Foto: Alexandre de Moraes