Página inicial > Ultimas Notícias > Time Enactus e Oficina de Criação criam campanha de arrecadação para combater a Covid-19

• Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 13h37

Multiplique Esperança arte de divulgação

O Pará é o segundo estado da Região Norte com o maior número de infectados pelo novo coronavírus, com uma estimativa de oito mil casos confirmados e mais de 800 mortes. Mas esses dados não significam apenas números. Por trás das projeções estatísticas, existem indivíduos que sofrem, diariamente, com os impactos que o vírus causa em suas vidas. Com o intuito de contribuir e melhorar esse cenário, surgiu a campanha "Multiplique a Esperança", uma parceria entre o Time Enactus UFPA e a Oficina de Criação UFPA, agência de publicidade experimental da Universidade.

A iniciativa, que visa arrecadar fundos para ajudar na prevenção da contaminação e ainda gerar renda para comunidades em vulnerabilidade socioeconômica, é resultado da seleção do Time no edital Matchfunding Enfrente, promovido pela Benfeitoria — plataforma on-line de financiamento coletivo. Assim, a cada 1 real arrecadado com doações, o fundo colaborativo do Matchfunding Enfrente contribui com mais 2 reais. A meta da campanha é arrecadar, ao total, 30 mil reais, sendo 20 mil reais aportados pelo fundo e 10 mil por meio de doações.

O valor final será revestido na produção e doação de 4.500 máscaras, 400 face shields — protetores faciais que são uns dos principais EPIs dos profissionais de saúde, além da instalação de 8 pontos de higienização e da doação de cestas básicas para famílias carentes. Todos esses materiais serão destinados às comunidades próximas da UFPA, região periférica de Belém, cidade do Pará mais afetada pelo vírus.

Os materiais de proteção básica que devem ser doados à população serão fabricados por pessoas beneficiárias dos projetos do Time Enactus que tiveram suas economias afetadas pelo avanço da Covid-19, mas possuem a oportunidade de gerar renda com essas produções. As máscaras de proteção, por exemplo, serão confeccionadas pelas costureiras do Projeto Costuraê. Já as face Shields serão produzidas pela comunidade dos Projetos Minerva e Anamã.

"Todos os itens serão doados para comunidades periféricas do em torno da UFPA, que não possuem condições de adquirir materiais de proteção na prevenção contra o coronavírus", completa Wanderson Silva, vice-presidente de Operações do Time Enactus UFPA.

A “Multiplique esperança” também conta com a ajuda de um projeto que fez história na UFPA e na Enactus, o Amana Katu, iniciativa que conquistou prêmios internacionais e tornou-se um negócio social. Na campanha, o projeto será responsável pela instalação de oito pontos de higienização, que serão acoplados às suas cisternas de captação da água da chuva. Com isso, residentes das periferias de Belém terão acesso à água de qualidade, uma importante aliada da higiene no combate ao vírus.

Para contribuir e multiplicar esperança, acesse aqui a página da Campanha.

Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado em 2014 com o apoio da Universitec – UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

Texto: Elielson Almeida e Juliana Bessa - Assessoria de Comunicação / Time Enactus UFPA.