Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para treinamentos do Portal Periódicos ofertados em junho

Inscrições abertas para treinamentos do Portal Periódicos ofertados em junho

• Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 18h34

periodicos

Em um momento em que o distanciamento social é necessário em razão da pandemia de covid-19, estudantes de vários níveis acadêmicos buscam alternativas para manterem suas atividades atualizadas. É um ótimo período, por exemplo, para conhecer melhor e especializar-se nas ferramentas oferecidas pelo Portal de Periódicos Capes. Os treinamentos on-line estão com inscrições abertas para turmas até junho.

A capacitação ocorre de segunda-feira a sábado, em diversos horários. A cada semana, os usuários têm uma área do conhecimento à disposição e podem escolher a turma de acordo com sua necessidade. Recomenda-se que os interessados verifiquem as opções disponíveis e efetuem a inscrição com antecedência, pois as turmas estão com capacidade máxima de 250 participantes.

É possível visualizar o cronograma anual do Portal de Periódicos Capes ao acessar o menu treinamentos – ou diretamente neste link. Para se inscrever, é preciso seguir os passos: realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”); entrar na área de treinamentos; selecionar a turma que se encaixe melhor no perfil do interessado; clicar em “Solicitar inscrição”; e acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso. O usuário inscrito só recebe o e-mail de confirmação uma semana antes da data do curso.

Vale lembrar que os participantes de qualquer sessão oferecida pelo Portal de Periódicos Capes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade.

Outro lembrete importante é que muitos conteúdos dependem do reconhecimento de IP institucional para que o acesso ocorra sem restrições. Como não é aconselhável estar presente nos espaços físicos das universidades nesse momento, outra alternativa é o acesso remoto pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que também depende da instituição para ser disponibilizado aos usuários.

Na UFPA, todos que possuem e-mail institucional podem acessar o conteúdo normalmente. Caso algum usuário não possua conta de e-mail institucional, ela pode ser solicitada por meio do Sagitta ou feita de forma automática. Acesse o manual aqui.  Mais informações sobre os treinamentos podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Portal de Periódicos Capes com adaptações da Ascom UFPA