Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Cametá promove ação solidária para ajudar comunidades da região do Baixo Tocantins

• Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 13h55

Campus Cametá Foto Jorge Lopes 2

Com o objetivo de ajudar as comunidades do Baixo Tocantins em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a UFPA Campus Cametá tem promovido uma ação solidária para a arrecadação de alimentos. A iniciativa visa realizar a doação de cestas básicas e produtos de higiene para famílias ribeirinhas e do setor de estradas da região que atualmente enfrentam dificuldades de sobreviver em meio às crises econômica, política e sanitária. A primeira doação ocorreu para a comunidade ribeirinha de Mapiraí de Baixo, em Cametá, e a próxima ocorrerá no dia 23 de maio de 2020, para comunidade do setor de estrada, no Campus Cametá.

A ideia de realizar a ação surgiu com base no compromisso formativo, político e social que a Universidade possui com a região do Baixo Tocantins. O intuito é ajudar as famílias dos alunos que residem em áreas rurais, distantes dos centros urbanos da cidade, que não possuem condições financeiras para comprar alimentos, máscaras e produtos de higiene, além de contribuir com as comunidades ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, de agricultores familiares da área em que o campus tem atuado com ações de pesquisa, ensino e extensão ao longo dos anos.

"Há localidades completamente isoladas, sem nenhum tipo de comunicação ou informação sobre a pandemia e ajuda econômica, o que nos motiva ainda mais a ajudá-las. A ação solidária pretende sensibilizar os empresários e o poder público dos municípios que compõem a região, para que possamos estender as doações para outras comunidades, como as de Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Baião, Oeiras do Pará, Igarapé Miri etc., já contando com o apoio de um conjunto de técnicos, professores e discentes do campus”, afirma a professora Lucilena Gonzaga, coordenadora de Extensão do Campus Cametá.

Segundo o professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Cametá, em momentos de crise como o atual, é importante promover a solidariedade, a valorização da vida e a atuação em prol da humanização.

"Precisamos entender que há ações que necessitam ser urgentes, como esta campanha solidária, que também é uma forma de denúncia no sentido de mostrar como as desigualdades sociais nos interiores da Amazônia são mais intensas, sendo necessário lutarmos por outras formas de produzir a existência, voltadas para o bem viver", garante.

Para contribuir - A arrecadação funciona regularmente por meio de doações de cestas básicas, alimentos não perecíveis, máscaras, produtos de higiene e limpeza, entregues no Campus Cametá, ou por meio de transferência bancária para a conta corrente 38235-3, agência 0783-8 do Banco do Brasil, em favor de Bruno Henrique.

"É importante realizar a campanha, pois a região do Baixo Tocantins, onde está nosso campus e seus polos universitários, tem mais de 50% da população dos seus municípios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa. São homens e mulheres, crianças, jovens, adultos, povos das águas e das florestas que precisam desse tipo de atuação, nesse momento de diminuição da renda, para poder sobreviver", pontua o professor Doriedson Rodrigues.

Próximos passos - O intuito dos coordenadores é manter a doação quinzenalmente e estender a campanha até o final do ano de 2020. De acordo com eles, é importante manter as doações nos meses pós-pandemia para amenizar os impactos financeiros que podem ocorrer nas comunidades carentes. Para alcançar essa meta, será necessário contar com a contribuição e a solidariedade de um maior número de pessoas possível.

"Sabemos que muitas crianças e adolescentes buscavam na merenda escolar uma forma de alimentação, mas, com a suspensão das aulas, não há transporte muitas vezes para ir ao local da escola receber a merenda, além das dificuldades de ordem econômica das famílias, e o resultado é maior escassez de alimentos e, consequentemente, mais vulnerabilidade a doenças. Muitas dessas pessoas não receberão auxílio emergencial, não têm telefone celular ou acesso à internet, alguns não têm sequer documentos. Eles serão os mais afetados", explica a professora Lucilena Gonzaga.

Ação solidária da UFPA Campus Cametá

Data da próxima doação: 23 de maio de 2020

Local: UFPA Campus Cametá - Travessa Padre Antônio Franco, s/n, Matinha.

Para transferência bancária: Conta corrente 38235-3, agência 0783-8 do Banco do Brasil, em favor de Bruno Henrique (CPF.012.019.652-25).

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Jorge Lopes - Arquivo Campus Cametá