Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Para Mulheres na Ciência prorroga inscrições de cientistas até 22 de maio
Início do conteúdo da página

Programa Para Mulheres na Ciência prorroga inscrições de cientistas até 22 de maio

  • Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 16h56

prêmio Loreal

Mulheres cientistas agora têm até o dia 22 de maio para se inscreverem na 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência! Com a nova data, o prêmio realizado pela L’Oréal, em parceria com a UNESCO e com a Academia Brasileira de Ciências, busca se adaptar às necessidades femininas durante o novo contexto desafiador da Covid-19, no qual mulheres sofrem mais impacto também no ambiente acadêmico.  

Segundo a pesquisa divulgada pelo Programa Parent in Science – iniciativa que levanta discussões sobre maternidade e paternidade no universo científico –, apenas um terço dos alunos de pós-graduação está conseguindo trabalhar de maneira remota. Entre as mulheres, existe uma distinção ainda maior entre as mães, das quais apenas 10% estão conseguindo realizar suas pesquisas. Entre os pós-doutorandos, o cenário parece ainda mais grave: apenas 5% das mães conseguem manter sua produtividade durante a quarentena. O desafio se estende também às responsáveis por pais/idosos, comprovando um obstáculo maior de produção científica no período.

Por este motivo, o Para Mulheres na Ciência decidiu prorrogar o prazo de inscrições do programa para garantir que mesmo as cientistas mais afetadas pelo contexto atual também tenham uma chance de mostrar a importância de seus trabalhos e de concorrer ao prêmio.

Como funciona o Para Mulheres na Ciência - Todo ano, o Programa Para Mulheres na Ciência seleciona sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas. Essas cientistas são contempladas com uma bolsa auxílio de R$ 50 mil cada uma, para contribuírem ainda mais com o desenvolvimento da ciência no país e darem prosseguimento aos seus estudos. Ao longo de 15 anos, o prêmio  já reconheceu e incentivou 96 cientistas  brasileiras, com a distribuição de mais de R$ 4,2 milhões em bolsas auxílio.

Para participar, é necessário que a candidata tenha  concluído o doutorado a partir de 1/1/2013, tenha residência estável no Brasil, desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos (o regulamento completo está disponível aqui). Ficou interessada em participar? Então veja sete dicas das ganhadoras de outras edições  e faça aqui a sua inscrição!  

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página