Página inicial > Ultimas Notícias > ICJ realiza cerimônia simbólica para comemorar formatura de novos bacharéis em Direito

• Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 18h47
ICJ Fachada Akexandre de Moraes

Em tempos de pandemia pela Covid-19, a vida acontece na web. Após o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, ter dado o grau a formandos da UFPA por meio da Portaria 1.296, de 8 de maio deste ano, 72 novos bacharéis em Direito que sonharam com uma festa de formatura decidiram não abrir mão de celebrar a ocasião. Nesta quarta-feira, 20, às 16h, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Instituição realiza uma videoconferência de formatura em caráter simbólico, por meio da plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pela fanpage da Faculdade de Direito da UFPA, no Facebook.

A realização será simbólica com cada um na sua casa para manter o isolamento social que previne o contágio pelo novo coronavírus. Pela tela do computador, do celular, do tablet ou da TV, 72 bacharéis em Direito irão se encontrar na web para receber o anel de grau ao lado do paraninfo ou de um representante. "Será a primeira celebração de formatura virtual da UFPA", destaca a diretora geral do ICJ, professora Valena Jacob, que vai presidir a videoconferência. Ela explica que alguns alunos pediram a realização do evento on-line, pois planejavam participar da solenidade formal que estava agendada, mas tornou-se inviável presencialmente.

"Não há perspectiva de quando poderemos comemorar. O evento on-line é uma oportunidade de proporcionar esse momento para a nossa família. Eu, minha mãe e irmão vamos nos arrumar como se fôssemos sair de casa para um evento. Não vou ter beca, mas terei o anel, que já havia sido comprado. O restante da família vai acompanhar pelo Facebook", afirma Ana Carolina Cazetta, uma das novas bacharéis.

Videoconferência - Os bacharéis são oriundos de cinco turmas de Direito da UFPA: 010/2015, 030/2015, 040/2015, 050/2015 e 060/2015 que integralizaram o curso de graduação no segundo semestre de 2019 e no primeiro período letivo de 2020.

O presidente da OAB/PA, Alberto Campos, confirmou presença no ato de celebração de formatura, bem como a diretora do ICJ, Luanna Tomaz; a diretora da Faculdade de Direito, Maria Stela Campos; a vice-diretora, Luly Fischer; a coordenadora de Pesquisa do ICJ, Eliana Franco; o coordenador de Ensino Luís Alberto Rocha; e a coordenadora do NPJ, Luciana Gluck Paul, além de dirigentes do Centro Acadêmico de Direito Edson Luis (Cadel) e de professores homenageados como paraninfos e nomes de turma.

As Turmas 010 e 030 terão como paraninfa e nome da turma a professora Gisele Góes, procuradora do Ministério do Trabalho da 8a Região. A professora Luciana Fonseca dará nome às Turmas 050 e 060, sendo que essas respectivas turmas terão como paraninfos os professores Sumaya Saad e Lopris Rocha. Já a 040 terá como paraninfo o professor Alex Potiguar; e nome da turma, o professor Pedro Bentes.

Texto: Assessoria ICJ
Foto: Alexandre de Moraes