Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA outorga grau a 271 alunos de diferentes campi e polos

UFPA outorga grau a 271 alunos de diferentes campi e polos

• Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 13h08

Pórtico Principal da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

Em novo ato administrativo, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, outorgou o grau a um grupo adicional de discentes que integralizaram seus percursos acadêmicos nas coordenações de seus cursos de graduação. A regulamentação ocorreu por meio da Portaria 1333/2020, do Gabinete da Reitoria, de 21 de maio de 2020.

O reitor da Instituição pontua que “este novo procedimento de outorga de grau, bastante diferente da cerimônia solene tradicional, ocorre em caráter excepcional, enquanto permanecem suspensas as atividades presenciais, em razão da pandemia do novo coronavírus. A medida é uma resposta à demanda de discentes que, tendo concluído os seus cursos, precisam de documento comprobatório. Todos estão de parabéns pela conquista e espero que tenham muito sucesso em suas áreas de atuação”.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, destaca que “são mais 271 novos egressos da maior Instituição de Ensino Superior do Norte do país, sendo 174 discentes vinculados a campi/polos no interior do Estado, além de 97 discentes que estudavam no Campus Belém, totalizando 57 turmas. Jovens profissionais que irão, sem dúvida, fazer a diferença em todos esses locais, pois foram formados com observância estrita à qualidade do ensino praticado na UFPA. Parabéns a todos e todas!”.

Entre os cursos elencados, cabe destacar o esforço depreendido pela coordenação do curso de Enfermagem, que conseguiu aproveitar estudos e atividades complementares, flexibilizar apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso, para, ao final, entregar à sociedade 29 novos(as) enfermeiros(as) com seus currículos integralizados, antecipando uma colação de grau que, mesmo em um calendário normal, apenas ocorreria no segundo semestre do atual ano letivo.

“A colação de grau do curso de Enfermagem se reveste de um significado especial, representa o cumprimento da missão da UFPA em formar cidadãos para salvar vidas, no momento em que enfrentamos uma pandemia que afeta a população da Amazônia brasileira”, destacam as coordenadoras do curso, professoras Vera Lima e Dirce Pinheiro.

Com a outorga do grau por ato administrativo, os formandos terão acesso a um atestado de conclusão de curso, em formato digital. O atestado, emitido pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPA (Sipac), poderá ser solicitado ao CIAC, por meio do sistema de atendimento Sagitta, e estará disponível em um prazo máximo de 48 horas após a solicitação. Alternativamente, o atestado poderá ser obtido pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFPA (SIGAA), no prazo de trinta dias. Os atestados serão certificados digitalmente.

A expedição dos diplomas acontecerá depois do retorno das atividades administrativas presenciais na UFPA, nos termos das regulamentações vigentes para a emissão de diplomas no Sistema Federal de Ensino.

Texto: Divulgação
Foto: Alexandre de Moraes