Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa disponibiliza minissérie com dados de pesquisas científicas sobre a Covid-19

• Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h13

Minisserie Covid 19

Com o objetivo de informar, de forma clara e objetiva, a sociedade sobre fatores que envolvem a COVID-19, o Grupo de Pesquisa em Materiais da Amazônia produziu a minissérie: "COVID-19: Um Pouco Além do Trivial”. Baseado na pesquisa do professor Jordan Del Nero, da Faculdade de Física da UFPA (Campus Belém), com a colaboração da professora Shirsley da Silva, da Faculdade de Física (Campus Ananindeua), a série de vídeos busca apresentar alguns dados relacionados à COVID-19 no mundo, com adequações para o Brasil e para o Pará. Até o momento, já estão disponíveis 14 episódios no canal do projeto no Youtube.

Ainda que tenha uma base totalmente voltada para o lado científico da temática, o projeto busca disponibilizar este conhecimento de forma descomplicada, sem o uso de termos técnicos que possam dificultar o entendimento daqueles a que assistirem. O objetivo é informar além do básico que já vem sendo debatido nos últimos dias. Por isso a minissérie foca nos motivos efetivos para que as medidas de prevenção ao vírus sejam tomadas.

“Apesar de o óbvio ser importante, é apenas a primeira etapa. Creio que teríamos maior adesão da sociedade se soubessem mais detalhes dos motivos destas ações. Certamente, ajudaria diminuir a transmissão do vírus da COVID-19 (SARS-COV-2)”, explica o professor Jordan Del Nero.

As informações disponíveis nos vídeos têm como base o estudo de artigos científicos relevantes publicados recentemente, o acesso à base de dados governamentais e de centros de pesquisa e a simulação da evolução de casos no Brasil e no Pará, onde o estudo chegou à conclusão que as ações devem ser feitas levando em consideração a regionalidade e sazonalidade do país. Em todos os episódios, foram citadas as fontes dos trabalhos científicos e dos dados estatísticos utilizados.

“Atualmente, o mundo está usando todos os recursos técnicos em todas as áreas do conhecimento para compreender e mitigar o SARS-COV-2. Certamente, algumas áreas de conhecimento estão na ponta da linha, ou seja, no contato cotidiano dos infectados. Mas todas as outras áreas de conhecimento devem e podem dar sua contribuição. A UFPA tem aceitado esta missão e contribuído de forma relevante”, pontua o professor Jordan Del Nero.

Da ideia à prática – Como os vídeos foram pensados para serem curtos, em torno de cinco minutos cada episódio, a linguagem adequada para trabalhar as informações de forma acessível foi o principal desafio dos professores.

“Certamente, foi (e continua sendo) uma das etapas mais trabalhosas. Em seminários ou mesmo em aulas, há a tendência em reforçar e repetir o mesmo assunto em diferentes formatos. Isso não é possível em vídeos curtos. Também utilizar muitos termos técnicos foge do propósito dos vídeos. Encontrar uma forma de ser assertivo, tecnicamente correto e não prolixo em vídeos de aproximadamente 5 minutos tornou-se um bom desafio”, explica o professor Jordan Del Nero.

Hoje estão disponíveis 14 episódios no YouTube, que buscam esclarecer dúvidas importantes, como a importância do isolamento social alcançar 70% da população, se a proliferação do SARS-COV-2 irá obrigatoriamente contaminar todos, como agir para que o vírus não se espalhe ainda mais, se a pessoa fica imune após estar recuperado da contaminação, entre outras.

Próximas produções – A produção de novos vídeos relacionados à COVID-19 continuam. Segundo o professor Jordan Del Nero, está prevista a produção de novos episódios baseados nas várias perguntas e dúvidas que os idealizadores têm recebido, além de o assunto – COVID-19 – ainda estar em construção, o que significa que novos estudos surgem a todo momento e também podem ser fontes para novos vídeos.

“Quando foi divulgado o episódio 3 sobre mutações, conheciam-se 33 cepas (tipos) diferentes do SARS-COV-2. Hoje temos reportado um número maior que 200 cepas, apenas 15 dias após ter sido divulgado o episódio”, lembra o professor.

Serviços:

Minissérie: "Um Pouco Além do Trivial. Algumas coisas que (não) sabemos!"

Episódio 1: Origem. Como é a infecção?
Episódio 2: Provável - percentual de infecção e doenças correlacionadas.
Episódio 3: Mutações e SARS x COVID-19.
Episódio 4: Análise da subnotificação de óbitos em Belém (PA).
Episódio 5: Previsão de casos para o Brasil.
Episódio 6: Isolamento social na Região Metropolitana de Belém (PA).
Episódio 7: Previsão de casos para o Pará.
Episódio 8: Qual a lição dos países que já venceram a COVID-19.
Episódio 9: Imunidade.
Episódio 10: Diferentes Caminhos de infecção (Pará).
Episódio 11: Análise da Cinética de Transmissão LD Draconiano (Pará).
Episódio 12 : Padrão de Transmissão no Brasil.
Episódio 13 : Ciência e Cloroquina (1a Parte). Alguns Pontos Positivos.
Episódio 14 : Ciência e Cloroquina (2a Parte). Alguns Pontos Negativos.

Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução do Episódio 1