Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > 31° edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha contará com ampla programação on-line neste domingo, 7 de junho
Início do conteúdo da página

31° edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha contará com ampla programação on-line neste domingo, 7 de junho

  • Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 15h15

projeto circular junho

#SerCircular + #FicaremCasa, esse é o lema da 31° edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha, que irá ocorrer neste domingo, 7 de junho. Diante do cenário de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus, a ideia do projeto é disponibilizar conteúdos on-line para que todos tenham um dia de interações e entretenimento sem precisar sair de casa. A programação ocorrerá das 8h às 22h e estará disponível pelo Facebook  e pelo  Instagram do projeto.

O Circular foi construído tendo por base pessoas que têm consciência da importância do patrimônio do centro histórico de Belém, como identidade e referência cultural. Por isso o projeto tem como objetivo central atrair a atenção da sociedade e do poder público para dialogar sobre as melhorias dos bairros Campina, Cidade Velha e do também Reduto.

De acordo com a coordenadora de Comunicação do Circular, Luciana Medeiros, realizar as edições do projeto on-line é um caminho que diversos outros projetos também optaram. E, sendo assim, o projeto continua contribuindo para com a sociedade por meio da arte e da cultura, mas sem deixar de lado o maior patrimônio, a vida humana.

"O Circular sempre convidou as pessoas a virem pra rua, ocupando espaços públicos para a valorização do nosso patrimônio, mas agora o melhor lugar do mundo é a sua própria casa. Nesta  edição, teremos três lives, que, de certa forma, trazem a ideia do que eram as rodas de conversa, pois a interação se dá em tempo real.  No mais, há conteúdos de contação de histórias, minioficinas, aula de yoga, entre outras atrações que também eram desenvolvidas nas edições presenciais", afirma Luciana Medeiros.

Como funciona - Todo conteúdo publicado é realizado de forma remota. Os parceiros da rede Circular, como o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (Geotur), da Universidade Federal do Pará (UFPA), são convidados a enviar os conteúdos para que sejam veiculados no dia de cada edição pelas redes sociais do projeto.

Para este domingo, o Circular investiu em conteúdos com significado para esta época de junho, como a cultura popular. Além disso, serão realizadas diversas homenagens a artistas e a personalidades importantes que faleceram no último mês de maio.

"Estas homenagens se estendem a todas as pessoas que partiram, independente de serem pessoas públicas ou não. Estamos em um momento de muita dor. Não é uma edição festiva, mas de comunhão com o outro, estamos dizendo que a gente se importa e que queremos que tudo isso passe logo. No momento, o que temos a oferecer, entre outras coisas, é isto, um domingo mais feliz, humano, feito sob a costura da arte e da cultura, ferramentas transformadoras", explica Luciana Medeiros.

Programação – Contará com homenagens a personalidades da cena cultural paraense que faleceram em meio à pandemia, como a poeta Olga Savary; o escritor Cláudio Cardoso; o ativista, músico e luthier Rubens Gomes; a atriz Nilza Maria; o Padre Bruno Sech, da República de Emaús; e a documentarista Ana Lobato.

Artistas e parceiros que integram a rede Circular criaram vídeos, links e fotografias trazendo exposições, passeios virtuais, exercícios de respiração, aula de yoga, curta metragens, oficinas de fotografia, contação de histórias e pocket shows. Entre outras atrações do audiovisual, estará o documentário “Boi Pavulagem é Boi do Mundo”, que acaba de ser lançado na internet, pelo Amazônia Doc, parceiro nesta edição do Circular, com várias outras obras que integram a mostra Égua do Filme.

Sobre o projeto - O Projeto Circular Campina Cidade Velha foi iniciado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança. O projeto inicialmente foi criado por parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato.

Com seis anos de contribuição, o Projeto Circular já foi contemplado com o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade, do IPHAN, em reconhecimento aos seus serviços em prol do patrimônio cultural de natureza material e imaterial. Atualmente, são mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação territorial histórica de Belém.

Serviços:

31° edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha

Data: 7 de junho.

Hora: das 8 às 22h.

Onde: Facebook  e  Instagram do Circular Campina Cidade Velha.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução do Facebook do Projeto Circular

registrado em:
Fim do conteúdo da página