Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio virtual discute o papel do Serviço Social na retomada das atividades presenciais nas escolas

• Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 17h56

colóquio fass

O período atual de pandemia e isolamento social criou desafios e dificuldades para profissionais, gestores públicos e diversos setores que precisam se adaptar a essa nova realidade. Por este motivo, a Faculdade de Serviço Social (FASS) da UFPA está realizando colóquios virtuais, divididos em áreas de atuação, com o objetivo de discutir esta problemática e o papel dos profissionais de Serviço Social nesse “novo normal”. Nesta quarta-feira, dia 10, às 19h, o evento terá como tema “Serviço Social e educação: estratégias e caminhos em tempo de pandemia”.

Um dos pontos discutidos será o funcionamento das escolas após o isolamento. O assistente social, como parte do corpo técnico da escola, deve trazer para a sua pauta de discussão as questões relativas a esse momento em que as escolas, após três meses fechadas, precisam ser reabertas para a comunidade escolar, e é necessário realizar a discussão sobre os riscos a que professores e alunos estão submetidos, principalmente em locais sem a infraestrutura adequada.

“A retomada das escolas acaba gerando uma preocupação na sociedade. Não à toa, as escolas foram as primeiras instituições a serem fechadas, justamente porque elas acabam se tornando um espaço propício para a disseminação do novo coronavírus. Sabemos que temos escolas sem a infraestrutura adequada para evitar o contágio, principalmente as escolas públicas, em que os alunos dividem bebedouros, louças, banheiros em condições precárias. Então, é importante que pensemos na retomada de uma atividade que requer muito cuidado bem como garantir o direito à educação das crianças, com segurança para elas e para os profissionais”, explica a professora Silvia Flores, vice-diretora da FASS e coordenadora do Programa de Extensão LUAMIM, que tem atividades voltadas para o Serviço Social, a Educação e a Cultura.

Segundo a professora, é importante que haja assistentes sociais no corpo técnico das escolas. Nesse momento específico em que as pessoas estão fragilizadas por perdas em suas famílias, inseguras quanto ao futuro pós-pandemia, é importante somar forças com os demais profissionais da comunidade escolar, pois “A escola é um universo próprio, ela tem uma comunidade própria. São sujeitos que dedicam grande parte da sua vida àquele espaço. E o assistente social trabalha na garantia dos direitos dessas pessoas e tem o domínio de ferramentas que podem auxiliar na construção de encaminhamentos que ajudam as escolas a superar as dificuldades nesse momento de retomada das atividades”, afirma.

Interessados podem assistir ao colóquio no Facebook da Faculdade de Serviço Social, na data e no horário marcados.

Participantes - Além da professora Silvia Stockinger Flores, como mediadora, também participarão do debate a professora Marcela Mary José da Silva, conselheira do Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA), a professora Rosemeire dos Santos, suplente de Diretoria da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), e a assistente social Jurema Sueli Ribeiro, do município de Parauapebas.

Colóquios Virtuais em Serviço Social - Serviço Social e educação: estratégias e caminhos em tempos de pandemia

Onde assistir: Facebook da FASS

Mais informações na página do evento.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Facebook da FASS