Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central promove live com orientações para a produção de artigos científicos

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 14h28

Live BC Artigos Científicos

A Biblioteca Central da UFPA irá realizar mais uma live nesta quinta feira, 18, desta vez a temática será "Como produzir artigos científicos: aspectos, qualidade e cuidados na escrita". Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a palestrante convidada será a técnica Rosemarie Costa, mestre em Ciência da Informação e bibliotecária da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Com início às 15h30, a live será realizada na Página da BC e contará com a presença de intérpretes de Libras.

Pensar em produzir um artigo científico é sempre assustador, afinal a sua elaboração é uma preocupação recorrente na comunidade acadêmica desde o início do processo de graduação. As dúvidas são grandes, principalmente para os discentes que querem adiantar o processo de escrita. Por isso a BC objetiva atender a essa demanda e ajudar na capacitação dos alunos para a escrita de artigos, bem como busca contribuir para que possam produzir trabalhos com qualidade.

"Qualquer pessoa pode escrever um artigo de qualidade, desde que tenha uma boa pesquisa e resultados relevantes para contribuir com o desenvolvimento da área de pesquisa e o bem da sociedade", afirma Rosemarie Costa.

De acordo com a bibliotecária, produzir artigos científicos é um trabalho que exige precisão e domínio sobre o assunto que foi pesquisado, mas exige também outros elementos formais e de qualidade necessários para cumprir o objetivo de comunicar à sociedade sobre os resultados das pesquisas. Por este motivo, é importante que todos tenham conhecimento das técnicas e regras que devem ser seguidas.

"A abordagem inicial não pode fugir dos aspectos conceituais e estruturais de um artigo científico, apesar de que muitos livros de metodologia apresentam e detalham esses componentes. Na apresentação, pretendo dar ênfase ao desenvolvimento e à organização do texto, chamando atenção para os aspectos de coesão e coerência textuais, entre outros fatores de qualidade do texto", esclarece.

Lives BC - Para a palestrante, as ações de capacitação da Biblioteca Central contribuem para a missão da UFPA, que é formar cidadãos capazes de promover o desenvolvimento da sociedade, especificamente voltados para os interesses da região amazônica. Os treinamentos, realizados por meio de lives, têm conseguido suprir a necessidade de manter o aprendizado de forma contínua, disponibilizando aos discentes uma forma de continuarem se qualificando para trabalhar em suas respectivas áreas de estudo.

Live “Como produzir artigos científicos: aspectos, qualidade e cuidados na escrita”

Data: 18 de junho.

Hora: às 15h30min

Plataforma de acesso: Facebook da BC

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação BC