Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadora da UFPA participa de obra que mostra os impactos do coronavírus nas populações em situação de desigualdade
Início do conteúdo da página

Pesquisadora da UFPA participa de obra que mostra os impactos do coronavírus nas populações em situação de desigualdade

  • Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 14h11

Ebook Condenados da Pandemia

Com o objetivo de ofertar um breve panorama sobre 22 grupos sociais em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou o livro “Os condenados da pandemia”. A obra visa a debater acerca da desigualdade social, que faz a Covid-19 afetar mais gravemente cidadãos que habitam regiões socioeconômicas desfavorecidas.

A professora Marilena Loureiro, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA), participou do livro relatando alguns aspectos da relação entre as pessoas idosas e o coronavírus.

“A convivência com os problemas e as desigualdades sociais no Brasil impõem aos idosos um conjunto de desafios, que vão desde a mera sobrevivência, até a busca de respeito a sua condição, e escape da lógica da velhofobia”. E "em tempos de Pandemia, como a que estamos vivendo neste 2020, a condição de maior vulnerabilidade os fragiliza ainda mais frente aos riscos de contaminação”, explica Marilena.

Principais tópicos abordados - O primeiro capítulo do livro aborda um cenário abrangente da conexão entre a pandemia e a ecologia. A partir disso, a obra é dividida em seções de diversos grupos, com questões familiares, que abordam a violência doméstica contra mulheres, pedofilia, identidade, com destaque para grupos mais acometidos pela Covid-19, entre eles ciganos, indígenas, negros e LGBT+, e os trabalhadores, apresentando a precarização do trabalho e da saúde de profissionais, como entregadores, garis e, inclusive, desempregados.

“Nosso objetivo foi tentar denunciar que o coronavírus não tem nada de democrático, ele pode contaminar universalmente, mas as mortes são, na maioria das vezes, de pessoas pobres. Queremos revelar que não bastam notícias ou informações, mas precisamos de um amplo programa educativo que consiga mostrar os perigos de uma pandemia e a razão de os moradores das periferias serem mais atingidos”, explica a coordenadora do GPEA e organizadora da obra, Michele Sato.

Baixe o livro gratuitamente aqui.

Texto: Divulgação com informações da Ascom da UFMT
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página