Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Matemática do Campus Salinópolis promove live para divulgar pesquisas

• Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 19h53

Live FAMT Salinópolis

A Faculdade de Matemática do Campus da Universidade Federal do Pará em Salinópolis (Famat-UFPA/Salinópolis) irá realizar a live "Avanços recentes na estabilização de vigas de Timoshenko". A transmissão vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 14h. Para participar, os interessados devem entrar nesta sala de reunião na plataforma Google Meet, com microfone e câmera desligados. Ao final da apresentação, será dada oportunidade para perguntas.

O evento foi idealizado pelo professor Anderson Ramos, que escolheu a temática “Estabilização para sistemas de Timoshenko”, pois é um assunto que vem sendo estudado ao longo dos últimos 20 anos na comunidade matemática, tanto no Brasil quanto no exterior.

Temática interdisciplinar - De acordo com o professor Dilberto da Silva Almeida Júnior, a estabilização é um tema matemático muito importante, não somente dentro do contexto puramente matemático, mas também nas aplicações em áreas relacionadas com a matemática aplicada, matemática computacional e com as engenharias.  O docente cita como exemplo a ponte Rio-Niterói, que, em sua extensão de 13,29 quilômetros, possui mecanismos atuadores dissipativos estabelecidos em pontos matematicamente determinados, de modo a minimizar as oscilações a que estão submetidas essa estrutura.

“Os engenheiros conhecem muito bem esse tipo de controle e a Matemática é a grande aliada na projeção e construção de grandes estruturas nas engenharias. Portanto o tema tem sua importância reconhecida tanto na análise matemática e computacional como também nas engenharias”, afirma.

Divulgação científica em tempos de pandemia - “A troca de conhecimento nos meios virtuais será um dos nossos objetivos e temos certeza de que executaremos com sucesso todos os nossos propósitos. Eu acredito que não devemos perder oportunidades na divulgação desse tipo de estudo que tem sua importância reconhecida na literatura”, pontua Dilberto da Silva Almeida Júnior

Para o docente, é consenso entre os professores a necessidade de refletir sobre a melhor maneira de promover a divulgação de pesquisas e estudos no atual momento de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

“Temos discutido arduamente a emergente necessidade da divulgação científica matemática. Grandes instituições de ensino e pesquisa no Brasil têm feito isso com sucesso. Trabalharemos na direção de ampliarmos cada vez mais o alcance das nossas pesquisas para toda a comunidade acadêmica”, finaliza.

Live "Avanços recentes na estabilização de vigas de Timoshenko"

Data: 19 de junho

Horário: 14h.

As apresentações acontecerão por meio da plataforma Google Meet. Para acessar a sala de reunião, clique aqui.

Evento gratuito e aberto a todos os interessados.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA