Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA promovem lives para ajudar estudantes que se preparam para o ENEM

• Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 13h08

Tranquilamente ENEM

Com o intuito de disponibilizar um espaço para auxiliar e dar dicas para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano, o IFMSA Brazil UFPA organizou o “Tranquilamente ENEM”. A ação contará com a presença de psicólogo, professores, educador físico e estudantes da UFPA para abordar diversas questões recorrentes para os estudantes, especialmente no atual cenário de pandemia e incertezas. O evento ocorrerá por meio de lives nos dias 26 e 27 de junho, às 19h30, no canal do YouTube. As inscrições podem ser feitas aqui.

Organizado pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA BRASIL UFPA), o evento visa a ajudar alunos que irão realizar a prova do Enem e estão enfrentando algum tipo de dificuldade ou transtorno emocional por conta da pandemia, do isolamento social e da pausa nas aulas presenciais. O objetivo é motivar os estudantes que apresentam comportamentos depressivos, ansiedade ou falta de incentivo. A ideia de realizar o evento partiu de Ana Paula Xerfan, que é caloura e passou por problemas de ansiedade e depressão durante a preparação para o vestibular.

"Nossa intenção é auxiliar na parte emocional, dar um gás de motivação e mostrar para os estudantes ou qualquer pessoa que irá fazer o Enem, este ano, que cuidar da saúde mental é peça chave para a aprovação deles. Queremos auxiliar essas pessoas a lidar com o emocional e com tudo que está acontecendo. Muitos deles estão sofrendo de transtornos, como ansiedade, depressão, ou estão desmotivados com a paralisação das aulas e com o contexto de pandemia que estamos vivendo", explicou a estudante Ana Paula Xerfan.

De acordo com ela, diante da situação em que está o país, o projeto torna-se essencial para acalmar as pessoas que farão o ENEM, e é fundamental para formar uma rede de apoio entre os estudantes para que eles possam interagir com quem já passou por situação parecida e com profissionais que entendem as dificuldades comuns a este momento.

"O projeto é importante tendo em vista o aumento dos transtornos e das desordens psicológicas entre os vestibulandos e a situação de negligência na qual estão inseridos. O vestibular é um processo extremamente degradante, que pode gerar inúmeras consequências negativas na vida dos estudantes, por isso é nosso dever trazer esse assunto à tona e tratar de aspectos que possam tornar essa jornada menos estressante, ainda mais diante do contexto de pandemia e de caos generalizado", afirmou Ana Paula Xerfan.

O Tranquilamente ENEM foi idealizado por diversos membros da IFMSA BRAZIL UFPA, entre eles estão as estudantes Maria Fernanda Dias, Juliana Leite, Flávia Dias, Sterfany Amaral e Steffanny Castro.

Para participar - O evento irá ocorrer nos dias 26 e 27unho, às 19h30, e será transmitido via Youtube do IFMSA Brasil UFPA. Para participar da programação, é necessário se inscrever por meio do site.

Para o primeiro dia de programação, está prevista a presença da psicóloga Lorena Jacob, que irá falar dos transtornos comuns nessa etapa de estudo e de como a pandemia pode afetar os alunos, tratando diretamente da saúde mental e da importância de manter uma rotina de cuidado e de bem-estar. Em um segundo momento, o professor José Antônio Neto entrará para abordar a prova do Enem de maneira geral, a redação e os bloqueios que muitos alunos têm em produzí-la. No final, a professora Magda Molfi irá compartilhar dicas gerais com os estudantes.

No segundo dia, alguns acadêmicos de Medicina irão falar da preparação para o vestibular e darão dicas para os alunos em relação tanto a técnicas de estudo quanto a como se cuidar e se motivar durante esse período. No final do evento, entrará a educadora física Maria Eduarda Brandão, que abordará técnicas de alongamento e relaxamento. Durante toda a programação, os estudantes poderão mandar suas dúvidas no chat, e o mediador irá ler para os palestrantes, possibilitando uma interatividade.

IFMSA Brazil UFPA - Criada em 1991, a IFMSA Brazil UFPA (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil) é membro da IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations), maior organização estudantil do mundo. A IFMSA trabalha com promoção de saúde, pesquisa, humanização do estudante e da sociedade, intercâmbios clínico-cirúrgicos e de pesquisa, representatividade estudantil e desenvolvimento de habilidades pessoais. Possui mais de 3500 filiados, espalhados em 95 escolas médicas de 26 unidades da federação.

Projeto Tranquilamente ENEM

Data: 26 e 27 de junho de 2020