Página inicial > Ultimas Notícias > Debate entre chapas inscritas na consulta para escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFPA ocorre nesta quinta, 25 de junho

• Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 06h45

Arte Slideshow Portal UFPA

Ocorrerá, nesta quinta-feira, dia 25 de junho de 2020, às 14h, o debate com as duas chapas inscritas na consulta prévia à comunidade universitária para escolha dos dirigentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 2020-2024. O evento será promovido pela Comissão Organizadora da Consulta (COC) de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

As chapas que participarão do debate são a Chapa 01, intitulada “Universidade Pública, Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva”, constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor) e a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora). Os programas com as propostas de ambas as chapas estão disponíveis na página https://consulta2020.ufpa.br/chapas-inscritas.

A mediação será feita pela professora Jane Felipe Beltrão, presidenta da Comissão Organizadora da Consulta (COC), de acordo com as normas divulgadas antecipadamente, no site da COC (confira aqui). A ordem de manifestações das chapas será definida por sorteio, antes do início do debate, seguindo em sistema de rodízio nas próximas fases.

O debate conterá cinco fases. Na primeira, de apresentação, cada uma das chapas terá dez minutos para se pronunciar. Na segunda, haverá a apresentação de dois temas por chapa, sorteados antes do debate entre um total de treze (articulação multicampi; assistência estudantil; autonomia universitária; ensino de graduação; extensão universitária; financiamento da universidade; infraestrutura; integração com educação técnica e básica; internacionalização da instituição; modelo de gestão; pesquisa e pós-graduação; políticas afirmativas e inclusão social; e relação com a sociedade). Cada chapa terá seis minutos para se manifestar sobre cada tema sorteado.

Em seguida, a terceira fase será uma discussão de tema livre, escolhido e preparado pelas chapas, com dez minutos de apresentação para cada uma. Já na quarta fase, serão selecionadas aleatoriamente dez perguntas feitas pelo público do debate nos comentários da transmissão pelo YouTube. Quem tiver interesse deve escrever sua pergunta, com até 200 caracteres, direcionada às duas chapas. Serão dois minutos para cada chapa responder a cada pergunta, seguindo a ordem do rodízio. A quinta e última fase será de considerações finais, com seis minutos para cada chapa. Para a ocasião, a ordem de manifestação terá sido definida em sorteio, antes do debate.

O debate, seja pela parte dos candidatos, seja pela parte da audiência, deverá ser pautado pelo respeito e pela impessoalidade. Críticas nominais que sejam ofensivas ou que atentem contra a honra dos envolvidos devem ser evitadas. Se tal acordo, disposto nas normas do debate, não for seguido, a chapa será penalizada com a diminuição de tempo para manifestação na fase seguinte. Caso isso ocorra nas considerações finais, será concedida a palavra final à chapa cujo membro tiver sido atingido.

Este será o único debate organizado pela Comissão Organizadora da Consulta. Outros debates podem ser promovidos por unidades acadêmicas, entidades estudantis e sindicais, desde que não ocorram no intervalo entre 22h do dia 26 de junho de 2020 até as 21h do dia de encerramento da consulta.

A consulta ocorrerá das 9h do dia 29 de junho às 21h do dia 30 de junho de 2020, por meio do SIG-Eleição (entenda o sistema), seguindo as disposições da Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, com alterações pela Resolução n. 817, de 03 de junho de 2020.

Data: 25 de junho de 2020

Transmissão ao vivo pelo YouTube