Página inicial > Ultimas Notícias > Narramazônia realiza debate virtual sobre comunicação e narrativas de resistência

• Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h40

Diálogos Narramazônia

O Grupo de estudos Narrativas Contemporâneas na  Amazônia Paraense (Narramazônia), coordenado por professores da UFPA e da Unama, irá realizar um debate virtual com o tema “Diálogos Virtuais: Narrativas de resistência”. O evento será realizado na plataforma Google Meet, nesta sexta-feira dia 26, às 16h. Participarão como palestrantes os jornalistas Alice Andrade e Paulo Roberto Ferreira

O debate busca refletir as atuações da comunicação e do jornalismo diante de contextos sociais e políticos limitantes, como  a atual  pandemia  de Covid-19 e a situação política em que o Brasil se encontra.

“O debate promove o conhecimento sobre como as narrativas não hegemônicas resistem ante a criminalização, precarização e tentativa de apagamento de suas manifestações. Trata-se de um amplo panorama de discussão que suscitará a reflexão da necessidade de se produzir narrativas e de pesquisá-las diante de contextos de instabilidade”, explica a professora da UFPA, Alda Costa.

O evento encerra as atividades do primeiro semestre do grupo, que teve todas as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia. A programação é aberta ao público, e os interessados podem assistir a ela aqui, na data e no horário definidos.

Convidados - Alice Andrade é jornalista e doutoranda em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É integrante do Grupo de Estudos Descolonizando a Comunicação (Descom). Seu diálogo terá como tema “Entre existir e resistir: as narrativas e escrevivências das mídias negras brasileiras”.

Paulo Roberto Ferreira também  é jornalista e mestre em Educação. Já atuou como repórter, redator e editor de jornais e revistas e apresentador e diretor de televisão. Atuou na imprensa alternativa do estado do Pará. É autor dos livros “A censura no Pará - A mordaça a partir de 1964”, “Encurralados na Ponte - o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada” e “O apagador de Florestas”. Também foi coautor do livro “O homem que tentou domar o Amazonas”.

Diálogos virtuais: Narrativas de resistência

Data: 26/6