Página inicial > Ultimas Notícias > Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira vencem a consulta prévia à comunidade para a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA

• Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 20h24

Consulta Portal Resultado

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) divulgou hoje, dia 30 de junho, às 22h10, o resultado da consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal do Pará (UFPA), quadriênio de 2020-2024. A divulgação ocorreu no site: consulta2020.ufpa.br. O Boletim de Apuração também está disponível aqui. Venceram a consulta os Professores Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor).

A Consulta, realizada pelo sistema eletrônico SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), das 9h do dia 29 até as 21h do dia 30 de junho de 2020, contou com ampla participação da comunidade universitária, com números de votantes superiores à última consulta, em 2016. Ao todo, 18.423 eleitores registraram seu voto, sendo 83% dos docentes (2.406), 70% dos técnicos-administrativos (1.712) e 35,5% dos discentes (14.305) aptos a participar. Ao todo, foram 18.307 votos considerados válidos, 72 votos em branco e 44 nulos.

A Chapa 01, intitulada “Universidade Pública, Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva” e constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor) foi a chapa com maior quantidade e percentual de votos válidos ponderados pela fórmula prevista no artigo 22 da Resolução n. 812/2019 do CONSUN (alterada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020), que confere o peso paritário aos votos de docentes, técnicos-administrativos e discentes. Ao todo, a Chapa 01 recebeu 88,6% dos votos válidos ponderados (16.963 ao todo), contabilizando 87,3% dos votos dos docentes (2.077 votos), 83,8% dos técnicos-administrativos (1.417) e 94,6% dos discentes (13.469).

Já a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora), recebeu 11,4% dos votos válidos ponderados (1.344 ao todo), sendo 12,7% dos docentes (301 votos), 16,2% dos técnicos-administrativos (273) e 5,4% dos discentes (770).

A apuração dos votos foi realizada pela COC, a partir das 21h01 desta terça-feira, dia 30 de junho, imediatamente após o encerramento da votação no sistema, conforme calendário previsto. Todo o processo da consulta por sistema eletrônico contou com o suporte do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. A votação eletrônica foi auditada para garantia de segurança e inviolabilidade dos votos. Não houve nenhuma ocorrência de interrupção do SIG-Eleição durante as 36 horas em que o sistema ficou aberto para votação. A partir do horário de divulgação do resultado da consulta no site consulta2020.ufpa.br, passou a contar o prazo de 24 horas para interposição de recursos ao resultado.

Composição da lista tríplice – A consulta prévia à comunidade é promovida historicamente pelo Conselho Universitário para conhecimento do projeto aprovado para a gestão da Universidade nos anos que seguem a eleição. No dia 14 de julho de 2020, ocorrerá a reunião do Conselho Universitário (CONSUN) para escolha dos nomes que comporão a lista tríplice de candidatos(as) a Reitor(a) e a Vice-Reitor(a), a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A escolha e nomeação dos dirigentes das Universidades Federais é feita pela Presidência da República, conforme legislação vigente. A reunião do CONSUN será transmitida ao vivo, pela internet, no site aovivo.nitae.ufpa.br. Os candidatos à escolha da lista tríplice no CONSUN devem realizar a inscrição até o dia 7 de julho de 2020.

Regulamentação – A consulta prévia à comunidade acadêmica foi regulamentada pela Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, com alterações pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020. Já o processo de escolha dos nomes que comporão a lista tríplice para ocupar os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA, no quadriênio 2020-2024, é regulamentado pela Resolução n. 811, de 17 de dezembro de 2019, também alterada pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020, do CONSUN.

Texto e arte: Comissão Organizadora da Consulta