Página inicial > Ultimas Notícias > Novo programa de pós-graduação da UFPA realiza uma série de webinários gratuitos

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 13h37

PPGCEM 2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou a abertura do primeiro Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) em nível de mestrado acadêmico do estado. O programa tem como principal objetivo a formação recursos humanos com competência e habilidades multidisciplinares que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para a produção de novas tecnologias a partir do uso de matérias-primas oriundas da biodiversidade amazônica.

Situado no Campus Ananindeua, o programa será ofertado por meio de uma parceria entre os campi de Abaetetuba e Ananindeua e contará com um corpo docente com professores dos campi de Ananindeua, Abaetetuba e Belém, do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

“O Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais, oferecido pela UFPA, é de extrema importância, pois, além de ser o primeiro mestrado acadêmico da região, trata-se de um curso multidisciplinar que abarca  egressos de diversas áreas do conhecimento, como a Engenharia e as Ciências (Exatas e Biológicas). Adicionalmente, a oferta desse curso poderá contribuir para o desenvolvimento técnico-científico da Região Norte, além de poder estimular o crescimento das empresas que caracterizam a atividade econômica e industrial da região”, ressalta a professora Verônica Scarpini Candido, coordenadora do PPGCEM.

Com previsão de lançamento do edital de seleção da primeira turma do curso de mestrado para o segundo semestre, o programa iniciou suas atividades de apresentação com a realização de uma série de webinários sobre Ciência e a Engenharia de Materiais. A programação teve início na última sexta-feira, 26 de junho, e segue durante o mês de julho.

Webinários - Os seminários on-line serão realizados sempre às sexta-feiras, às 15h, pela plataforma Google Meet. O objetivo é promover a disseminação da ciência na região amazônica, informar a comunidade acadêmica e o público em geral sobre as pesquisas e as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, além de contribuir para a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

“Com o avanço da tecnologia e suas diversas plataformas de comunicação, temos a possibilidade de nos conectar, em tempo real, com pessoas de todo o mundo. O webinário é uma das várias maneiras de fazer exatamente isso. Palestras de profissionais altamente qualificados podem ser apresentadas por meio de plataformas digitais de comunicação, que, muitas vezes, de forma presencial, seriam muito difíceis de serem realizadas em virtude de fatores logísticos e financeiros”, lembra o professor Alisson Rios.

O próximo webinário ocorre já nesta sexta-feira, 3 de julho, e terá o professor Alisson Rios como facilitador. Para acompanhar, basta acessar aqui. O link para acesso aos demais webinários serão divulgados semanalmente no perfil do PPGCEM no Instagram. Não é necessário realizar inscrição para participar dos eventos.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação PPGCEM