Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo realiza workshop sobre fluxo de fluidos por meios porosos

• Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 13h45

Workshop porous

O Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo (LCPETRO/Campus Salinópolis), está organizando o  X Workshop on Porous Media - Flow in Porous Media and Fractures, em parceria com Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por Ressonância Magnética (LEAR/IFSC/USP). O evento irá ocorrer no dia 17 de julho e contará com a participação de diversos pesquisadores reconhecidos no cenário nacional e internacional.

O “Workshop on Porous Media” tem o objetivo de integrar pesquisadores, tanto da academia quanto da indústria, que têm interesse no estudo de meios porosos, estabelecendo uma rede multidisciplinar de colaboradores. A décima edição será realizada através da parceria LEAR(USP)/LCPETRO(UFPA) e, em decorrência da pandemia da Covid-19, ocorrerá de forma virtual, via Google Meet.

O tema da décima edição seráFluxo de fluidos através de meios porosos e fraturas”. De acordo com o professor Pedro Aum, diretor da Faculdade de Engenharia do Campus Salinópolis e responsável pelo evento, a temática é “um ponto de extrema relevância para diversas áreas do conhecimento, especialmente no desenvolvimento dos campos de petróleo em ambientes como os do Pré-Sal Brasileiro. O entendimento de como ocorre o fluxo do petróleo e outros fluidos no interior das rochas reservatório, permite adquirir os conhecimentos necessários tanto para confirmar quanto otimizar a produção de um campo de petróleo.”.

A programação contará com apresentações de pesquisadores da Universidade de Parma (Itália), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Universidade de São Paulo (USP), International Business Machines Corporation (IBM), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“A troca de conhecimento entre grupos de pesquisa internacionalmente reconhecidos é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa aplicada, pois faz com que os nossos pesquisadores possam ter acesso a trabalhos desenvolvidos pelos principais grupos de pesquisa da área. É uma grande contribuição para a internacionalização da UFPA”, ressalta Pedro Aum.

Para participar do evento, basta acessar o site do evento e fazer a inscrição. É necessário informar o nome, instituição, nível de escolaridade, país e e-mail.

O Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo - Foi criado em 2017 por professores do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da Faculdade de Engenharia da UFPA / Campus Universitário de Salinópolis. O LCPetro obteve a certificação da Agência Nacional Brasileira de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2018 sob o número 0829/2018.

O grupo de pesquisa objetiva unir pesquisadores com experiência em simulação com pesquisadores experimentais focados no fluxo em meios porosos. O foco principal do grupo é trabalhar com fluxo reativo e não reativo através de meios porosos, combinando simulação e abordagens experimentais.

Atualmente, o laboratório é liderado pelos professores Pedro Tupã Pandava Aum, Edson de Andrade Araújo e Bruno José Vicente, e conta com uma equipe de pesquisadores da pós-graduação e graduação.

Data: 17 de julho de 2020

Inscrição na página do evento

Página do Laboratório

Texto: Nayana Batista - Assessoria de Comunicação da UFPA