Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário aprova lista tríplice para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPA

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 17h57

Resultado Portal

Já está disponível na página reitor2020-2024.sege.ufpa.br a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para escolha dos dirigentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), para o quadriênio de 2020-2024. A votação dos nomes foi realizada hoje, 14 de julho de 2020, em Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN). O resultado foi publicado por meio da Resolução n. 818/2020 do CONSUN, às 18h00.

A lista tríplice será composta pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva (1º lugar, com 84 votos), Zélia Amador de Deus e Edmar Tavares da Costa (2º lugar, com 11 votos) e Doriedson do Socorro Rodrigues e Marcos Monteiro Diniz (3º lugar, com 9 votos). O candidato a Reitor Marcelo Rassy Teixeira e a candidata a Vice-Reitora Márcia Maria Bragança Lopes, também inscritos, receberam 2 votos e ficaram em quarto lugar na votação. Não houve abstenções.

Primeiros colocados na lista tríplice, Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a Vice-Reitor) já haviam também vencido a consulta prévia à comunidade universitária, realizada nos dias 29 e 30 de junho passado, alcançando 92,7% do total de votos, correspondentes a 88,6% da votação ponderada por categoria. A consulta teve a maior participação da comunidade universitária desde que foi instituída, em 1984.

A Reunião do CONSUN ocorreu de maneira virtual, sob a presidência do professor Nelson José de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão (PROEX) e reitor em exercício da UFPA, com início às 15h, e transmissão ao vivo, por meio da página aovivo.nitae.ufpa.br. Ao todo, 106 conselheiros(as) participaram da votação, que foi aberta e uninominal, cada um(a) escolhendo apenas um nome para cada cargo.

Envio da lista tríplice ao MEC - O envio da documentação da lista tríplice ao MEC será realizado até o dia 23 de julho, observando o prazo de sessenta dias de antecedência do fim do mandato da gestão atual.

Texto e arte: Divulgação