Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe de enfermagem dos hospitais da UFPA usa a internet como ferramenta de ensino durante a pandemia

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 13h39

capa capacitacaoenf

Promover o ensino e aprimoramento dos profissionais é um pilar essencial do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará que tornou-se ainda mais importante durante a pandemia. A fim de dar continuidade às capacitações já realizadas nos hospitais universitários da UFPA, o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem migrou as aulas para o ambiente virtual usando ferramentas de videoconferência e reprodução de vídeos para reunir a equipe de enfermagem e disponibilizar novos cursos.

Anteriormente, a Divisão de Enfermagem realizava o Ciclo de Educação Permanente de modo presencial.  No entanto, segundo a enfermeira Shirley Dourado, que coordena o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (NEPE) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), a nova realidade com a Covid-19 e a entrada de novos trabalhadores demanda mudanças na forma como os ensinamentos seriam oferecidos às equipes de enfermagem. Ela afirma que ausências, horários únicos de aula e redução de escalas eram alguns dos entraves ocorridos nas aulas presenciais que impulsionaram a adaptação on-line.

Por meio das plataformas do Google Classroom, Google Forms e Youtube, o NEPE reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares para a elaboração das aulas. “Todos eles nos ajudaram a gravar as aulas para os sites. Nós estabelecemos um padrão de formatação, tempo de gravação e atividades relacionadas ao assunto”, explica Shirley. Assim, utilizando as ferramentas dos sites, é possível organizar as aulas em salas de aula virtuais, criar produções audiovisuais, além da exposição de um mural de comunicação e fácil acesso às avaliações.

De acordo com Gabriela Oliveira, enfermeira do HUJBB e participante das capacitações, as aulas se adaptam ao novo estilo de vida dos profissionais da saúde. “Nela, nós mantemos uma educação continuada, pois os conhecimentos vão se atualizando a todo o momento através da internet. Ao mesmo tempo, essa forma de estudar se torna prática porque os slides e vídeos de aula podem ser assistidos até pelo celular ou outros aparelhos, então podemos voltar os vídeos em casos de dúvidas ou reassistir inúmeras vezes”, ela destaca.

Aproximadamente 165 profissionais dos hospitais Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, que compõem o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, participaram dos dois cursos criados. O primeiro, cujo tema era “Balanço Hídrico”, tratava-se de uma representação e monitorização detalhada dos líquidos administrados e eliminados por um paciente num determinado período, sendo um controle importante para avaliação de instabilidades clínicas, avaliação de infecções, função renal, nutricional e afins.

Já o outro curso abordou a “Insulinoterapia”, mostrando práticas seguras no preparo, armazenamento e aplicação de insulina, como também apontou os tipos de insulinas disponibilizadas pelo SUS, seu tempo de ação no organismo e suas indicações. Em ambas as capacitações, o aluno inscrito pelo NEPE teve que atingir nota igual ou superior a 75% para completar todo o processo do curso.

“Mesmo com a pandemia causada pela COVID-19 e sua necessidade de isolamento social, a equipe conseguiu encontrar uma maneira de nos manter atualizados e isso é de suma importância no contexto de um hospital referência em ensino e pesquisa”, explica a enfermeira Gabriela. “A atualização é importante para qualquer profissão, porém uma conduta equivocada de um profissional da saúde pode gerar riscos e consequentemente danos a uma pessoa, então manter-me atualizada é favorecer o meu desenvolvimento de competências e salvar vidas”, conclui.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh