Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições prorrogadas para workshop sobre hepatites virais no Complexo Hospitalar Universitário

• Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 12h39

Gilbertha prorrogado

Com o objetivo de divulgar as produções científicas e intensificar a prevenção das Hepatites Virais, acontece no dia 28 de julho, por meio de transmissão on-line, o I Workshop Gilberta Bensabath de Pesquisa em Hepatites Virais, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento, parte integrante da campanha nacional do Julho Amarelo, acontecerá no horário de 9h às 12h e recebe inscrições para a apresentação de trabalhos até o dia 22 de julho. Podem se inscrever profissionais, professores e estudantes que realizam pesquisas relacionadas ao tema.

Segundo a professora Simone Conde, médica do Complexo Hospitalar e coordenadora da campanha Julho Amarelo, a região Norte apresenta dados alarmantes no que diz respeito às pessoas infectadas pelos vários tipos de Hepatite. “Nos referindo apenas à Hepatite D, a Região Norte apresenta 74,9% dos casos notificados, bem como o local de maior taxa de óbito, 52,2% em relação às demais regiões. Por isso é necessário se informar e procurar um serviço de saúde, lembrar sempre das medidas de higiene e não deixar de se vacinar contra as hepatites A e B. Somente com a união de esforços e a colaboração de todos, esta realidade poderá ser transformada”, ressalta ela.

O Workshop é uma das ações que a Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar está preparando para incentivar as pesquisas acadêmicas e conscientizar a comunidade interna e externa sobre a doença. Outra iniciativa será a distribuição de cartilhas educativas e o compartilhamento de vídeos informativos do Ministério da Saúde entre os dias 27 e 31 de julho por profissionais e residentes de Clínica Médica, Infectologia, Endocrinologia e Cirurgia, uma vez que o Complexo oferece atendimento para os pacientes em nível ambulatorial e de internação principalmente nestas áreas.

Julho Amarelo - Doenças metabólicas, abuso de substâncias como álcool ou medicamentos também podem ser causas de Hepatite; no entanto, as ações de julho são direcionadas para os tipos virais, que causam as inflamações classificadas pelas letras do alfabeto “A, B, C, D (Delta) e E”. O “Julho Amarelo”, portanto, tem como finalidade os incentivos à vigilância e debates sobre as hepatites virais, oficializada no Brasil pela Lei nº 13.802/2019.

Para mais informações, confira a matéria no portal da Universidade Federal do Pará sobre a Campanha.

Homenagem - O nome do workshop foi escolhido para relembrar a trajetória da professora Gilberta Bensabath, que faleceu no dia 13 de maio desse ano, por complicações da covid-19. Ela foi pesquisadora do Instituto Evandro Chagas (IEC) e coordenou diversos projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo importantes estudos na área de saúde coletiva e epidemiologia, sendo pioneira nas pesquisas sobre a febre de Labrea na Amazônia. A médica também atuou na formação de inúmeros profissionais na região e contribuiu significativamente para a ciência em âmbito regional, nacional e internacional.

Texto: Giullia Moreira - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh