Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto produz vídeos para divulgar estudos do Laboratório de Pesquisas Memória e História da Educação na internet

• Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 13h26

LAPEM

Os membros do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/UFPA) estão realizando a elaboração e divulgação de vídeos sobre os seus projetos de pesquisa. O intuito é contribuir para a produção de conhecimento e divulgação da produção científica na área da História da Educação e na esfera da Educação Básica. A partir dos vídeos, a ideia é abrir um canal para trocar informações entre o público e os integrantes do LAPEM.

A iniciativa possui o objetivo de divulgar, via redes sociais, dados referentes às produções acadêmicas sobre a História da Educação no Pará realizadas pelos membros do grupo de LAPEM e contribuir para a produção de novas pesquisas nesse campo. Dessa forma, pretendem produzir um significativo impacto junto à comunidade educacional, uma vez que se amplia o alcance das oportunidades educacionais.

Lapem 2"O projeto surgiu para produzir vídeos didáticos sobre a história da educação no estado do Pará. Como ainda não possuíamos recursos para realizar isto, um dos caminhos escolhidos foi a produção de vídeos de curta duração por membros do LAPEM, para facilitar o acesso ao assunto. A produção das peças audiovisuais visa a transferência de conhecimento e a ampliação de oportunidades educacionais, promovendo o acesso à nossa memória educacional e ampliando o processo de formação e de qualificação de docentes e estudantes", explica a doutoranda Monika Reschke, membro do LAPEM.

De acordo com o professor Alberto Damasceno, coordenador do grupo, a história e a historiografia da educação e suas interfaces no processo de construção social, política, econômica e cultural do Brasil, da Amazônia e do estado do Pará têm importância inegável na educação da juventude. Sendo assim, esta troca e divulgação do que é produzido dentro da Universidade contribui para os estudos sobre assuntos de grande relevância.

"Os estudos feitos mostram a relevância de nossa proposta ressaltando a importância da relação dos pesquisadores com a sociedade e da integração entre a extensão e a pesquisa. Nos vídeos serão explorados temas como as ideias pedagógicas, as instituições escolares, as disciplinas escolares, a profissão docente, a infância escolar e a imprensa educacional, entre outras temáticas fundamentais para o processo de formação de estudantes e professores da educação superior e, principalmente, da educação básica", pontuou o professor Alberto Damasceno.

Lapem 3Produções - O projeto possui como base a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As produções pretendem aprimorar e contribuir para o processo de formação profissional do estudante e do professor, por meio da produção e difusão de fontes, dados, documentos, informações, conhecimentos e metodologias. Todos os vídeos produzidos estarão disponíveis nas redes sociais do LAPEM.

"Temos recebido elogios por parte de professores e estudantes, parabenizando pela iniciativa e nos estimulando a continuar com a produção de novos vídeos, por isso estamos envidando esforços para viabilizar a realização do projeto de produção de vídeos didáticos sobre a História da Educação paraense, com material de melhor qualidade técnica que poderão ser utilizados tanto na educação superior como por professores da educação básica", afirmou Monika Reschke.

Com a produção desses vídeos o grupo pretende ainda abrir um canal para troca de informações entre os receptores e os integrantes do grupo, por meio de e-mail e redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, pelos quais os interessados poderão entrar em contato para tirar dúvidas, solicitar informações, compartilhar fontes ou estabelecer parcerias.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação LAPEM