Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe do Projeto Meu Endereço apresenta resultados alcançados em sete territórios da Região Metropolitna de Belém
Início do conteúdo da página

Equipe do Projeto Meu Endereço apresenta resultados alcançados em sete territórios da Região Metropolitna de Belém

  • Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 14h36

Gestores da CRF UFPA apresentam Sarf Con para Maneschy

A Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará apresentou ontem, 15 de julho, quarta-feira, para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, o relatório de 2019-2020 com os resultados alcançados pelo Projeto Meu Endereço: lugar de paz e segurança social. O Projeto integra o Programa Territórios pela Paz, do Governo do Estado do Pará, e unifica ações de segurança pública com ações sociais integradas, na construção de uma sociedade sustentável com mais paz e justiça social nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cabanagem e Benguí, em Belém, Icuí, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba, todos localizados na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Para Myrian Cardoso, coordenadora do Projeto Meu Endereço e professora da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA (Faesa), a parceria permite compartilhar conhecimentos interdisciplinares, por meio da articulação de inovação tecnológica, assistência técnica e inclusão social para reduzir os índices de conflitos socioambientais urbanos nos sete territórios. Neste período, foram realizadas doze ações envolvendo reuniões prévias com as lideranças locais, a apresentação do Projeto aos moradores e o recolhimento de demandas da comunidade durante as reuniões Quintas da Cidadania. Ocorreram, ainda, entrevistas com os integrantes do Meu Endereço, realização dos cursos de Direito à Cidade, Agente de Cadastramento e as Rodas de Arte, além das visitas domiciliares nos sete territórios para a coleta dos dados de campo e posterior sistematização e análise técnica das informações.

Equipe de supervisores para o trabalho de campo antes da Covid 19Ação coletiva - O trabalho é um aprendizado permanente, conforme a coordenadora, envolvendo teoria e prática, que busca superar conflitos socioambientais, ordenar o território urbano com a participação do Estado, da comunidade, dos integrantes do Projeto e demais setores produtivos da sociedade. O documento mostra os resultados e produtos desenvolvidos nas fases de capacitação, educação e orientação comunitária e suporte técnico e inovação tecnológica, que expressam os esforços para a construção da Central de Suporte de Assistência Tecnológica à Regularização Fundiária e Pacificação de Conflitos Socioambientais Urbanos do Estado do Pará (SARF-CON).

Os dados mostram a capacitação de 29 bolsistas que integram as equipes de coordenação, assistência técnica e atendimento comunitário do Projeto. Realizou-se, também, o Curso de Agente de Cadastramento, com 21 vagas para moradores com ajuda de custo, além das integradoras rodas de conversa, cursos livres e oficinas de reparos residências, que beneficiaram 225 moradores. Em um ano ocorreram 1.779 procedimentos técnicos, incluindo 288 atendimentos em feiras, 297 visitas domiciliares realizadas, 613 acolhimentos de demandas e 296 demandas em lista de espera.

Equipe do Meu Endereço fazem levantamento fisico no Icuí GuajaráInvestimentos - Por sua vez, Renato das Neves, engenheiro pesquisador do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC), enfatiza o salto inovador dado pelos consultores de Tecnologia da Informação do Projeto Meu Endereço, com o desenvolvimento e a conclusão de aplicativo para acolhimento digital das demandas, bem como a aquisição de equipamentos como notebook, tablet e trenas eletrônicas,  estruturas operacionais determinantes para o trabalho de campo e  de atendimento da comunidade.

O pesquisador explica que, com a crise sanitária da Covid-19, resultando na paralisação das atividades de campo, o trabalho das equipes em home-office produziu 185 peças técnicas para a emissão de Kit Meu Endereço. Este resultado representa 30,17% do universo de demandas acolhidas até o momento, aproximando-se da meta estabelecida dos 40% das famílias acolhidas, enfatiza Renato, ressaltando o trabalho coletivo dos membros do Projeto com a comunidade.

Consultores de Tecnologia da CRF UFPA desenvolvem Sarf ConInovação – Durante a reunião, o secretário Carlos Maneschy reafirmou que os dados apresentados pela CRF-UFPA respaldam as suas convicções de que o Projeto Meu endereço não é um evento temporário, que começa de manhã e termina de tarde. “Integra um conjunto de políticas públicas de inclusão social e de segurança pública do Governo do Pará, que estão sendo executadas desde 2019 por 27 áreas governamentais, além das parcerias com segmentos privados. Destaco o desenvolvimento do Sarf-Con, uma plataforma tecnológica social que coleta os múltiplos dados dos moradores e contribui para construir soluções urbanas até chegar às residências das famílias. É o caminhar de uma experiência que fortalece a cultura da paz, interioriza o desenvolvimento regional e amplia uma rede permanente de assistência técnica no território paraense”, asseverou o secretário.

Além do secretário, participaram da reunião Myran Cardoso, coordenadora do Projeto Meu Endereço, e Renato das Neves, engenheiro pesquisador do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC), além de Vanessa Barros, discente de pós-graduação em Gestão Financeira da Faculdade de Administração da UFPA, e Mayara Moura, assessora Administrativa do Projeto. O Meu Endereço foi lançado em 11 de julho de 2019 na Escola Estadual José Valente Ribeiro, localizada no território da Cabanagem, em Belém.

Texto: Kid Reis - Ascom-CRF-UFPA
Fotos: Kid Reis e Vanessa Barros

registrado em:
Fim do conteúdo da página