Página inicial > Ultimas Notícias > Time Enactus UFPA conquista bicampeonato nacional de empreendedorismo social

Time Enactus UFPA conquista bicampeonato nacional de empreendedorismo social

• Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 12h59

ENACTUS UFPA NO ENEB 2019 2

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará conquistou na última quinta-feira, 16, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), que premia as melhores iniciativas de empreendedorismo social do Brasil. A vitória na competição garantiu ao Time Enactus UFPA um lugar na etapa mundial, a Enactus World Cup, representando a Amazônia e o Brasil diante de outros 36 países. A competição global iria ocorrer em Utrecht, na Holanda, mas por conta da pandemia será de forma remota, entre 8 e 11 de setembro.

Trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia é o que guia diariamente o grupo de estudantes da UFPA, que mantém diversos projetos de empreendedorismo social para atender comunidades vulneráveis em Belém. Durante o ENEB, os times universitários da Enactus de todo o Brasil apresentam os resultados do trabalho realizado durante o ano e são avaliados por uma banca de profissionais e empresários de grandes marcas, como a Cargill, Sumitomo Chemical e KPMG. Este ano, mais de 40 universidades participaram do campeonato nacional, que ocorreu virtualmente entre os dias 14 e 16 de julho.

Para o professor José Augusto Lacerda, coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA e conselheiro da Enactus UFPA desde 2016, o bicampeonato reflete e reconhece o dinamismo de um trabalho feito a muitas mãos. “É sempre uma honra ver nosso brasão no lugar mais alto e a universidade pública demarcando seu protagonismo no campo do empreendedorismo e da inovação social”, comemora.

Entre os projetos criados pelos estudantes do Time Enactus UFPA está o Costuraê, que promove a independência econômica de mulheres das periferias de Belém por meio da sua inserção no mercado da moda sustentável, a partir da produção de ecobags e de outros produtos. Desde o início da pandemia, as costureiras têm produzido máscaras de proteção, totalizando 7.061 entre vendidas e doadas para comunidade vulneráveis.

Outra iniciativa reconhecida internacionalmente é o Anamã, que visa combater a poluição dos oceanos. Para isso, o projeto desenvolveu uma ecobarreira que reutiliza garrafas PET para conter o escoamento de lixo nos canais de Belém. Nos últimos meses o Anamã também tem trabalhado na produção de face shields, equipamento fundamental para a proteção contra a Covid-19. No ENEB, o projeto recebeu o "Prêmio Inovação Social", patrocinado pela Amanco Wavin, e o Prêmio ODS 14 pela conservação da vida na água, patrocinado pelo inpEV e pela Unilever.

Para estudante de Jornalismo e presidente da Enactus UFPA, Orlando Haber, o ano foi de conquistas, mas exigiu aprendizados ao longo do caminho. “Fomos resilientes e nos reinventamos para, apesar da pandemia, continuar impactando positivamente as nossas comunidades. Ao final, tudo valeu a pena. Levar as histórias da Amazônia para o mundo e representar, mais uma vez, o Brasil na Enactus World Cup nos deixa muito honrados e felizes”, conta.

Confira aqui a apresentação do Time Enactus UFPA e conheça todos os projetos no Instagram e Facebook.

Sobre a Enactus - O Time Enactus UFPA foi fundado em 2014 e tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem estar social.

Em 2019, a Enactus UFPA venceu o ENEB e representou o Brasil no Enactus World Cup, realizada no Vale do Silício, centro global de inovação, nos Estados Unidos. No evento, conquistou também a segunda colocação no World Water Race. A Enactus UFPA é o primeiro e único time da rede Enactus Brasil a ganhar dois títulos internacionais.

Texto: Elielson Almeida e Juliana Bessa - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.
Foto: Arquivo Time Enactus UFPA