Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA debate ensino remoto em live no dia 27 de julho

• Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 14h45

Live Ensino Remoto

Em virtude da série de desafios impostos pelo atual cenário de pandemia, o Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA irá realizar uma live para esclarecer e debater sobre as possibilidades de "Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior". O evento pretende discutir, com diferentes membros da comunidade acadêmica, sobre os limites e as possibilidades do ensino remoto, o que ele é, qual sua efetividade e seu alcance. A live será dia 27 de julho, às 19h, no canal do YouTube.

O intuito da live é propiciar um debate qualificado entre as diferentes categorias que compõem a comunidade acadêmica, sobre limites e possibilidades da proposta de ensino remoto, pois tem sido discutido por todo o país a possibilidade de sua adoção em universidades públicas, a partir do segundo semestre de 2020. O ensino remoto emergencial é a modalidade de ensino que ocorre sem contato presencial, mas não se caracteriza pela estrutura da educação a distância (EAD).

"É uma estratégia substitutiva à presencial a ser adotada em um contexto emergencial, no caso, a pandemia, para dar continuidade às atividades educativas, sem a necessidade do contato físico entre os envolvidos. Pode ocorrer de forma digital, mas não é necessariamente desta forma, podendo recorrer a outros tipos de recursos didático-pedagógicos", explica a professora Aline Menezes, uma das coordenadoras do Laboratório de Soluções Educacionais.

De acordo com a professora Aline Menezes, muitas vezes, opiniões são formadas, a favor e contra, sem que haja diálogo e sem que haja troca entre os diferentes membros da comunidade acadêmica. Por esse motivo, o debate pretende possibilitar uma visão mais ampla sobre a questão. "É isso que pretendemos oportunizar e esperamos que todos possam sair com um olhar mais crítico sobre o tema e com interesse em se aprofundar ainda mais, bem como de participar ativamente dos processos decisórios vindouros de suas instituições", ressalta.

Sobre a programação - A transmissão será mediada por Janaína Rabelo e Helena Souza, bolsistas do Laboratório de Soluções Educacionais. Serão feitas perguntas norteadoras aos três convidados: o professor Edmar Tavares, pró-reitor de Ensino e Graduação da UFPA, que irá representar a gestão da Universidade; o coordenador da plataforma Operanda de educação científica on-line da UFSC, professor Helder Gusso, que representará os docentes; e o coordenador do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira, Maurício Amaral, que irá representar os discentes.

"Além das questões norteadoras dos mediadores, quem estiver acompanhando a live pelo YouTube poderá fazer perguntas e comentários, que serão inseridos na discussão sempre que possível, de maneira que irão compor o debate da forma mais dialogada e participativa que conseguirmos dentro do tempo previsto da live, que é aproximadamente uma hora", pontua a professora Aline Menezes.

Live sobre o "Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior".

Data: 27 de julho de 2020⠀

Local: Canal do YouTube (Acessível em Libras)

Mais informações nas Redes Sociais do projeto

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA