Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA debate ensino remoto em live no dia 27 de julho
Início do conteúdo da página

Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA debate ensino remoto em live no dia 27 de julho

  • Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 14h45

Live Ensino Remoto

Em virtude da série de desafios impostos pelo atual cenário de pandemia, o Laboratório de Soluções Educacionais da UFPA irá realizar uma live para esclarecer e debater sobre as possibilidades de "Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior". O evento pretende discutir, com diferentes membros da comunidade acadêmica, sobre os limites e as possibilidades do ensino remoto, o que ele é, qual sua efetividade e seu alcance. A live será dia 27 de julho, às 19h, no canal do YouTube.

O intuito da live é propiciar um debate qualificado entre as diferentes categorias que compõem a comunidade acadêmica, sobre limites e possibilidades da proposta de ensino remoto, pois tem sido discutido por todo o país a possibilidade de sua adoção em universidades públicas, a partir do segundo semestre de 2020. O ensino remoto emergencial é a modalidade de ensino que ocorre sem contato presencial, mas não se caracteriza pela estrutura da educação a distância (EAD).

"É uma estratégia substitutiva à presencial a ser adotada em um contexto emergencial, no caso, a pandemia, para dar continuidade às atividades educativas, sem a necessidade do contato físico entre os envolvidos. Pode ocorrer de forma digital, mas não é necessariamente desta forma, podendo recorrer a outros tipos de recursos didático-pedagógicos", explica a professora Aline Menezes, uma das coordenadoras do Laboratório de Soluções Educacionais.

De acordo com a professora Aline Menezes, muitas vezes, opiniões são formadas, a favor e contra, sem que haja diálogo e sem que haja troca entre os diferentes membros da comunidade acadêmica. Por esse motivo, o debate pretende possibilitar uma visão mais ampla sobre a questão. "É isso que pretendemos oportunizar e esperamos que todos possam sair com um olhar mais crítico sobre o tema e com interesse em se aprofundar ainda mais, bem como de participar ativamente dos processos decisórios vindouros de suas instituições", ressalta.

Sobre a programação - A transmissão será mediada por Janaína Rabelo e Helena Souza, bolsistas do Laboratório de Soluções Educacionais. Serão feitas perguntas norteadoras aos três convidados: o professor Edmar Tavares, pró-reitor de Ensino e Graduação da UFPA, que irá representar a gestão da Universidade; o coordenador da plataforma Operanda de educação científica on-line da UFSC, professor Helder Gusso, que representará os docentes; e o coordenador do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira, Maurício Amaral, que irá representar os discentes.

"Além das questões norteadoras dos mediadores, quem estiver acompanhando a live pelo YouTube poderá fazer perguntas e comentários, que serão inseridos na discussão sempre que possível, de maneira que irão compor o debate da forma mais dialogada e participativa que conseguirmos dentro do tempo previsto da live, que é aproximadamente uma hora", pontua a professora Aline Menezes.

Serviço:

Live sobre o "Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior".

Data: 27 de julho de 2020⠀

Horário: 19h

Local: Canal do YouTube (Acessível em Libras)

Mais informações nas Redes Sociais do projeto

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página