Página inicial > Ultimas Notícias > Educanorte oferta 94 vagas para Doutorado em Educação na Amazônia

Educanorte oferta 94 vagas para Doutorado em Educação na Amazônia

• Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 14h18

Educanorte

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com outras oito universidades que formam a Associação Plena em Rede (Educanorte), ofertará o curso de Doutorado em Educação na Amazônia. Serão ofertadas 94 vagas distribuídas nos polos de Belém (PA), Santarém (PA), Palmas (TO) e Manaus (AM). As inscrições serão realizadas a partir de 24 de agosto, no site da FADESP. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão aceitos de 1° a 11 de setembro.

A Educanorte reúne as Universidades Federais do Pará (UFPA), do Amapá (Unifap) e do Acre (UFAC), que formam o polo Belém; do Oeste do Pará (Ufopa) e de Rondônia (UNIR), que formam o polo Santarém; do Tocantins (UFT), que forma o polo de Palmas; e do Amazonas (UFAM), de Roraima (UFRR) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que formam o polo Manaus. Esses polos compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA).

Para a turma de 2021, são ofertadas 78 vagas para ampla concorrência e 16 para a cota de pessoas com deficiência, quilombolas, autodeclaradas negras (pretas e pardas) e indígenas. As regras para a participação estão no edital de abertura, disponível no site educanorte.net.br.

Inscrições - O candidato deve escolher entre uma das três linhas de pesquisa: “Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo”, “Estado, políticas públicas e gestão da educação”, e “Saberes, linguagem e educação”. No edital, pode ser conferida a distribuição das vagas por linha e polo.

A opção pelo polo será feita no momento da inscrição, que será realizada no período de 24 de agosto a 30 de setembro deste ano, aqui. A taxa custa R$ 120,00.

A seleção será realizada em quatro etapas. A primeira é a homologação da inscrição, seguida da análise do projeto de tese, da prova oral e da análise do Curriculum Vitae. A primeira etapa será eliminatória, enquanto a segunda e a terceira serão eliminatórias e classificatórias. A última será somente classificatória.

Conforme calendário disponível no edital, as inscrições homologadas serão divulgadas no dia 20 de outubro. A lista final de aprovados e classificados está prevista para até o dia 29 de abril de 2021.

Texto: Assessoria Fadesp
Arte: Divulgação