Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena divulga calendário de atividades do segundo semestre

• Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 16h09

Cartografia2020

A fim de proporcionar aos estudantes uma educação na perspectiva étnico-racial e antirracista, o Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, da Escola de Aplicação da UFPA, irá levar para a internet o calendário das suas atividades, passando a disponibilizar palestras on-line a partir do mês de agosto. Voltadas a discentes do 2º ano do ensino médio e aos demais interessados nas temáticas, a primeira live ocorrerá no dia 13 de agosto de 2020, pelo Facebook e pelo  Instagram do Projeto.

Coordenado pela professora Antônia Brioso, o Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena segue uma metodologia que se divide em três etapas: formação de grupo de estudos, pesquisa de campo e elaboração de materiais pedagógicos concretos na linha antirracista para serem expostos à comunidade escolar. Também acontecem, no decorrer das atividades, palestras sobre o tema gerador, as quais se caracterizam como um espaço de formação continuada para professores, monitores e bolsistas.

Com o isolamento social, o projeto inicia nesse período de emergência sanitária relativo à Covid-19 seguindo as orientações das diretrizes acadêmicas do Consep/UFPA. O projeto terá a sua primeira fase de 2020 trabalhada de modo remoto, que inclui a realização de lives com temas étnico-racial e antirracista.

"É necessário fazermos adaptações para que continue a formação dos nossos estudantes, até porque o racismo é uma manifestação que não respeita o isolamento social. Pessoas negras continuam sendo agredidas na sua subjetividade e no seu corpo. As populações indígenas continuam sendo massacradas. Agora a grande ameaça é a pandemia e o descaso do governo com as nossas populações tradicionais", afirma a professora Antônia Brioso, coordenadora do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Lives - Intitulada “Black Beauty Matter: o corpo negro como agenciamento”, a primeira live visa a debater o corpo negro como espaço político e de resistência ao racismo. Esse debate será mediado pela representante do grêmio estudantil da Escola de Aplicação, a aluna Carol Lucena, que debaterá com a professora Ana Vieira.

Dando seguimento aos debates, também serão realizadas lives sobre: a formação de uma comunidade negra para além da escravidão (Grão-Para, século XIX); a igreja do Rosário dos homens pretos em Belém; um cardápio amazônico em Belém; a história da África e os instrumentos musicais da capoeira; e racismo e a construção dos padrões de beleza hegemônicos sob o olhar da filosofia e da biologia.

As lives serão realizadas por meio do Facebook e do Instagram do projeto, e o calendário completo pode ser conferido aqui.

Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena – É um projeto de iniciação científica e intervenção pedagógica que trilha pela interdisciplinaridade, desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA, em extensão com a comunidade quilombola de Jacarequara no Acará – Pará.

Por meio de atividades e pesquisas bibliográficas e de campo, o objetivo do projeto é compreender a constituição do povo brasileiro com base na matriz indígena e africana, formando alunos que superem a visão estereotipada e assimétrica da sociedade brasileira, desnaturalizando as diferenças sociais e étnicas.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.