Página inicial > Ultimas Notícias > Progep abre Sistema de Avaliação de Desempenho relativa ao ano de 2020

Progep abre Sistema de Avaliação de Desempenho relativa ao ano de 2020

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 15h21

AVA UFPA

A partir desta segunda-feira, 21 de setembro, está aberto o Sistema de Avaliação de Desempenho relativa ao ano de 2020. O prazo final para concluir as etapas do processo vai até o dia 23 de outubro. A ação é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Desempenho e Carreira - CDES. Para a análise, será considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020.

Ao acessar o sistema, o servidor possui duas opções de avaliação: Servidores sem Função Gerencial e Servidores com Função Gerencial. Deverão participar do processo avaliativo na modalidade "sem Função Gerencial" todos os servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2017 por nomeação, assim como redistribuídos ou em exercício provisório, que, no decorrer do período avaliativo, possuam no mínimo seis meses de efetivo exercício na UFPA.

Caso o servidor, docente ou técnico, tenha cumprido função de gestor durante o tempo em conferência, a modalidade que deve ser escolhida é "com Função Gerencial". O link para acesso ao "Sistema de Avaliação de Desempenho" encontra-se disponível no site da Progep. Para acessar, clique aqui.

"Dada a relevância desta ferramenta, pedimos o empenho de todos os servidores, principalmente chefias imediatas e dirigentes das Unidades, tanto no cumprimento do prazo quanto na participação do processo de forma crítica", ressalta Cristina Yoshino, diretora de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho.

Como fazer a avaliação - A avaliação é composta por três etapas: a) Autoavaliação (o próprio servidor se avalia); b) Avaliação Gerencial (o chefe imediato avalia o servidor); c) Homologação (o dirigente máximo da unidade homologa o resultado final). Para que a avaliação seja homologada, é necessária a conclusão de todas as etapas. A não realização da avaliação de desempenho poderá impossibilitar a progressão por mérito do servidor, bem como a liberação do servidor para afastamento para curso de pós-graduação.

Para os casos em que os servidores, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de seis meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão, a avaliação deverá ser realizada por meio de formulário específico disponibilizado no site da Progep. Servidores de férias, licença maternidade, licença saúde ou inseridos em outra classe de afastamento que não interrompa o efetivo exercício devem fazer a avaliação pelo sistema.

Avaliação de Desempenho/2020

Acesso ao sistema, clique aqui.

Público-alvo: técnicos-administrativos que ingressaram até 31/3/2017 e docentes que exercem função gerencial.

Manual de Avaliação de Desempenho

Período avaliativo: 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020