Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Ensino de Pesca e Navegação lança canal no Youtube

Laboratório de Ensino de Pesca e Navegação lança canal no Youtube

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h20

Matéria LAPEN

É notável que as diversas plataformas digitais se tornaram grandes aliadas em transmitir conhecimento, garantindo, assim, maior qualidade para o estudo e divulgação de ensino. Seguindo essa ideia, o Laboratório de Ensino de Pesca e Navegação (Lapen), da Universidade Federal do Pará – Instituto de Estudos Costeiros/Campus Bragança, criou o seu canal no YouTube para divulgar informações sobre pesca a discentes das diferentes Instituições de Educação espalhadas pelo Brasil.

A pesca é muito importante para a economia nacional, pois grande parte do pescado de boa qualidade que chega à mesa do brasileiro é fruto do trabalho dos pescadores. A profissão é responsável pela criação e manutenção de empregos nas comunidades do litoral e também naquelas localizadas à beira de rios e lagos, o que gera mais empregos também nas fases de beneficiamento e comercialização.

Mas, para fornecer um alimento nutritivo à população sem causar danos ao meio ambiente, é necessário que o pescador respeite o período de reprodução de peixes e frutos do mar, de forma que as espécies tenham condições de repor os seus estoques. Por isso é essencial conhecer as diversas maneiras de pescar e também o equipamento correto.

Por essa razão, o professor da Faculdade de Engenharia de Pesca e coordenador do Lapen, Carlos Fonteles Holanda, em parceria com discentes da UFPA, deu origem ao canal no dia 2 de setembro de 2020 para transmitir conhecimento sobre os vários sistemas de pesca encontrados em todo o Brasil, com destaque para a Região Norte.

"A ideia veio da necessidade de se ter, em apenas um local, conteúdos agrupados, onde se possa acessar informações sobre os Sistemas de Pesca. Algumas vezes, professores e discentes das Regiões Sul e Sudeste podem não ter o conhecimento de como ocorrem as pescarias aqui, na Região Norte. Posso citar no vídeo sobre Curral de Pesca, que apresenta um sistema de pesca mais característico das Regiões Norte e Nordeste do Brasil", esclarece.

Conteúdo no YouTube - Lançados semanalmente, os vídeos são montados e editados pelos discentes que compõem a Equipe do Lapen e pelo professor, os quais mostram, por meio de textos e imagens, os diversos tipos de sistemas de pesca encontrados no Brasil.

Os vídeos transmitem informações sobre o habitat do peixe, sua alimentação, o tipo de apetrecho de pesca mais bem empregado em sua captura, as embarcações pesqueiras utilizadas e também o fator de comercialização das diversas espécies apresentadas. Também são apresentados vídeos mostrando como se confeccionam os famosos “nós” de pesca empregados pelos pescadores no seu dia a dia", explica

De acordo com o professor, a utilização dos vídeos foi realizada em aulas remotas por professores, e isso trouxe benefícios para o aprendizado dos alunos. "Tenho recebido vários relatos de professores de Engenharia de Pesca, de outros profissionais espalhados pelo Brasil e também de discentes compartilhando a importância das informações apresentadas pelo canal", afirma Carlos Fonteles Holanda.

O próximo vídeo será publicado nesta quarta-feira, 23, e irá abordar a Pesca da Piramutaba, recurso pesqueiro muito importante para a Região Norte. Até o momento, o canal conta com 445 inscritos e com mais de 1,8 mil visualizações.

Lapen - Vinculado à Faculdade de Engenharia de Pesca, do Instituto de Estudos Costeiros da UFPA - Campus Bragança, desde 2010, o Laboratório de Ensino de Pesca e Navegação tem como objetivo proporcionar um conhecimento básico e o desenvolvimento da sustentabilidade da pesca; apresentar uma introdução à dinâmica e dimensão humana da pesca marinha.

Além disso, estimular os estudantes a desenvolver consciência das questões ambientais e socioeconômicas emergentes ligadas à atividade pesqueira, via uma interface com organizações externas e cientistas ativos em manejo e pesquisa e auxiliar os estudantes a apreciar os papéis que as diferentes especialidades disciplinares desempenham para contribuir com a pesca sustentável.

Serviços:

Lapen lança canal no YouTube

Data: 23 de setembro de 2020.

Plataforma de acesso pelo YouTube do LAPEN

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.