Página inicial > Ultimas Notícias > NITAE² oferta disciplina “Amazônia em tempos contemporâneos” no período de Ensino Remoto Emergencial

• Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h57

NITAE Disciplina Amazonias ERE Figura

O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar a disciplina temática “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades” para a graduação, com novo planejamento e formato adequados ao período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade. O período de realização da disciplina, com atividades síncronas e assíncronas, será de 13 de outubro de 2020 até 26 de janeiro de 2021. As atividades síncronas ocorrerão, prioritariamente, às terças-feiras, à tarde, com transmissão ao vivo na internet, abertas ao público.

A disciplina foi ofertada no período 2020.2, antes da suspensão de atividades presenciais na Universidade por tempo indeterminado em virtude do avanço da pandemia de covid-19. Porém, na ocasião, não foi possível dar início às aulas. Agora, os discentes que haviam se matriculado na disciplina já têm sua vaga garantida e novos interessados podem se matricular via SIGAA, na componente NITAE002 – AMAZÔNIAS EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: ENTRE DIVERSIDADES E ADVERSIDADES, disponível no período 2020-2 - PL Emergencial - Oferta B. As matrículas estão abertas até o dia 1 de outubro de 2020.

Sobre a disciplina - A disciplina “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades” faz parte da proposta do NITAE2-UFPA de ofertar disciplinas com temas que, em virtude de sua complexidade, demandam uma abordagem transdisciplinar para contribuir com a formação ampliada e cidadã dos alunos de graduação da Instituição. Sua oferta se insere no contexto de flexibilização curricular na UFPA, regulamentada institucionalmente pela Resolução n. 5.107, de 26 de outubro de 2018, que permite aos cursos de graduação disponibilizar parte de suas cargas horárias para que os discentes participem de atividades de formação que não estejam, necessariamente, dentro do currículo de seus cursos.

Com essa flexibilização curricular, o discente de graduação pode escolher disciplinas e/ou atividades fora de seu percurso curricular padrão e creditá-las regularmente em seus históricos. Vale ressaltar que, ainda que o curso de graduação do discente não tenha aderido à flexibilização curricular, é possível cursar a disciplina do NITAE2 e, posteriormente, a faculdade poderá solicitar ao CIAC a sua integralização como optativa.

A disciplina “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades” possui carga horária de 60h e 4 créditos. Será ministrada pela professora Jane Felipe Beltrão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, em colaboração com as professoras Fernanda Chocron Miranda e Suzana Cunha Lopes, do NITAE2. Além das docentes, a disciplina contará com a participação de diversos(as) convidados(as) especiais, como professores, advogados, antropólogos, médicos, arqueólogos, pedagogos, entre outros profissionais da região que contribuirão com as discussões sobre o tema.

De acordo com sua súmula curricular, essa disciplina “se propõe, de forma interdisciplinar, a promover a compreensão das múltiplas estratégias de negociação de identidades que se desenham pelos/as agentes sociais perante os contextos de mudança acelerada por que passam os cenários urbanos e rurais das Amazônias na contemporaneidade. O foco da disciplina contempla as questões relativas ao patrimônio material e imaterial em contextos de enfrenta- mento – velados ou abertos – em territórios tradicionais, em paisagens, em corpos e objetos que ganham importância como possibilidade de negociações de identidades (étnicas, raciais e gênero) e direitos à diversidade”.

Disciplina “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades

Unidade responsável: NITAE2

Oferta durante o período de ERE: de 13 de outubro de 2020 a 26 de janeiro de 2021.

Atividades síncronas: prioritariamente às terças-feiras, à tarde.

Matrículas: até 1 de outubro de 2020, via SIGAA.

Texto e arte: Divulgação NITAE2