Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio reúne pesquisadores para debater o ensino e a aprendizagem de História

Simpósio reúne pesquisadores para debater o ensino e a aprendizagem de História

• Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h00

Simpósio História

O Laboratório Virtual de Ensino de História (LVEH), da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Ananindeua, está com inscrições abertas para ouvintes e apresentação de trabalhos no 2º Simpósio On-Line de Ensino de História (SOLEHI), que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de outubro. Entre as atividades oferecidas pelo evento, serão realizadas palestras, minicursos e simpósios temáticos para estudantes, pesquisadores e professores do ensino básico e universitário de História. As inscrições para ouvinte e/ou apresentador de trabalho podem ser feitas por aqui, até o dia 4 de outubro.

Organizado pelos professores da Faculdade de História da UFPA, Wesley Kettle e Francivaldo Nunes, o evento visa ofertar uma programação atrativa e dinâmica totalmente virtual, capaz de contribuir com o ensino de História.

"Com a forma virtual, será possível alcançar professores que teriam dificuldade de participar do evento presencial. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de interação virtual que reúna pesquisadores, professores e estudantes, para que possamos debater, juntos, o ensino e aprendizagem da História", esclarece Wesley Kettle.

Atividades programadas - O evento promoverá reflexões e debates sobre os desafios no ensino de História, destacando o trabalho docente. Segundo o coordenador e professor Wesley Kettle, o tema "Usos políticos e a história ensinada" foi escolhido para este ano, por sua forte relação com o debate em torno da polêmica dos monumentos que homenageiam escravistas em várias cidades do mundo.

"A temática que iremos abordar irá permitir aos participantes refletirem sobre as questões éticas raciais ainda existentes, algo importante nesse momento para o ensino de História que tem sido questionado por maus "revisionistas e negacionistas", que, junto com um discurso autoritário, procuram controlar a liberdade das professoras e professores que atuam nos diferentes espaços educacionais", afirma.

A programação também contará com os minicursos, que apresentam propostas dinâmicas e atuais para o trabalho em sala de aula dos professores de História, como a atividade "cine debate", que, além de contribuir com a divulgação científica, pretende apresentar reflexões que possam efetivamente impactar a prática docente nos ensinos básico e universitário.  As palestras serão transmitidas pelo canal Historix LVEH no YouTube.

Inscrições - Até o dia 4 de outubro de 2020, os interessados podem acessar o site do evento e preencher o formulário de inscrições disponível aqui. Ao realizar a inscrição, o participante receberá o link para participar do grupo no Facebook, no qual o evento será realizado.

Os participantes que obtiverem 75% de frequência nas atividades do evento poderão fazer o download de seu certificado por meio de link, que será divulgado no site do SOLEHI. A frequência será verificada pelos monitores do evento pelos comentários e pelo formulário a ser preenchido. O cronograma indica também a publicação de uma coletânea com a participação dos palestrantes e dos apresentadores de trabalho do evento.

Submissão de trabalho - Os resumos expandidos devem ser enviados em formato word (*doc) e estar relacionados com a temática do Ensino de História, de maneira ampla. Serão aceitos trabalhos, no máximo, com dois autores e um coautor. Os interessados devem seguir as instruções disponíveis no site do evento.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento, em data a ser divulgada para que todos os/as participantes possam ler, enviar perguntas, comentários, críticas e sugestões. Os debates e as apresentações de trabalho ocorrerão pelo Facebook e também pelo Google Meet.

Serviços:

2º Simpósio On-Line de Ensino de História (SOLEHI).

Período do evento: 19 a 22 de outubro.

Data das Inscrições: até o dia 4 de outubro.

Hora: a partir das 10h

Mais informações no site do evento

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.