Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA inicia campanha de outubro rosa e homenageia profissionais da saúde
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar da UFPA inicia campanha de outubro rosa e homenageia profissionais da saúde

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 15h15

outubrorosa2

O mês de outubro é marcado pela campanha nacional de conscientização do câncer de mama, e, este ano, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares decidiu contemplar as funcionárias que se dedicaram ao cuidado dos pacientes durante a pandemia de covid-19 e que ainda não puderam realizar seu exame preventivo de mamografia. Por isso, até o dia 30, colaboradoras dos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) podem realizar seu exame de mamografia e ainda receber orientações multiprofissionais e brindes, além da garantia de tratamento, caso necessário. 

“É uma forma de prestigiar e reconhecer o valor das muitas mulheres que, neste difícil ano de 2020, se preocuparam mais em cuidar de muitos do que cuidar de si”, afirma a enfermeira Elisangela Santana, uma das responsáveis pela ação, que, este ano, tem como tema “Cuidando de quem cuida de muitos”. Após a realização da mamografia, as pacientes e servidoras são homenageadas com brindes e recebem orientação de nutricionistas e fisioterapeutas do HUJBB sobre alimentação saudável e atividades físicas como prevenção ao câncer. 

A primeira funcionária a realizar a mamografia na manhã do dia 1º de outubro foi a auxiliar administrativa Carmem Paixão. Ela ressaltou a importância de fazer o exame por conta da alta incidência de câncer de mama no Pará e no Brasil. “Isso é uma oportunidade única promovida pelo complexo de fazermos esse exame de extrema importância pras mulheres, por isso incentivo as colegas para que venham, vamos fazer nossos exames, pois é de suma importância para nossa saúde. Vamos nos amar mais”, convida. 

outubrorosa3“Nós pretendemos realizar 400 atendimentos durante todo o mês, para pacientes regulados do Sistema Único de Saúde (SUS), demanda interna de pacientes e colaboradoras, e, caso tenhamos alguma paciente com diagnóstico de BI-RADIS 4, que já é um diagnóstico com muita probabilidade de ela desenvolver o câncer de mama, temos a parceria com a oncologia para que a paciente seja encaminhada para tratamento aqui mesmo, no HUJBB”, comenta o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Waltênis Melo. Ele comemora a adesão e a colaboração de vários setores do HUJBB, como o Serviço de Nutrição Dietética, Unidade de Reabilitação e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Barros Barreto.  

Câncer de Mama – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que, para o triênio 2020-2022, 320 novos casos de câncer de mama para cada 100.000 habitantes de Belém e 780 casos novos para cada 100.000 habitantes do estado do Pará. Isso representará 2.674 novos casos de câncer de mama feminino a cada ano, durante o triênio, e 33.249 novos casos em todo o estado do Pará anualmente, no mesmo período (INCA, 2019b). O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e, ainda de acordo com o INCA e o Ministério da Saúde, em 2020, a incidência estimada é de 66.280 casos novos no Brasil. A melhor forma de prevenção é o exame da mamografia, que deve ser feito anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Há também outros meios, como o autoexame, que podem auxiliar a detecção de possíveis tumores, mas o mais recomendável pelo Ministério da Saúde é estar sempre com os exames em dia.  

Sobre a Rede Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Em virtude  dessa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Texto e fotos: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh 

registrado em:
Fim do conteúdo da página