Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA reabre inscrições para vestibular especial para estrangeiros

UFPA reabre inscrições para vestibular especial para estrangeiros

• Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 16h38

pse migre

A Universidade Federal do Pará (UFPA) reabriu as inscrições de candidatos ao processo seletivo que oferta vagas para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Processo Seletivo Especial 2020-6, denominado PSE-MIGRE, originariamente deveria aceitar inscrições até abril, porém encontrava-se suspenso desde o dia 19 de março de 2020, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional em virtude do surto do novo coronavírus.

Com efeito, o Centro de Processos Seletivos (CEPS) publicou retificação do Edital Nº 06/2020 - COPERPS, que rege o processo seletivo, estabelecendo novas datas e prazos, para os quais devem ficar atentos os candidatos que desejam concorrer a estas vagas.

Novas datas, prazos e períodos - As solicitações de inscrição devem ser realizadas até as 17h do dia 9 de outubro de 2020, exclusivamente por meio do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). Os documentos, no entanto, precisam ser entregues pessoalmente no CEPS até o próximo dia 15 de outubro, ou enviados via Correios (com data máxima de em 13 de outubro). O candidato que optar por essa modalidade, deve enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o número de postagem para melhor acompanhamento.

Homologação e entrevista - Até o dia 23 de novembro de 2020, será divulgada a lista de inscrições homologadas, e para os cursos em que a demanda de candidatos seja maior que o número de oferta de vagas, os candidatos serão convocados para entrevista, que servirá para avaliar a situação de maior vulnerabilidade entre os inscritos. A convocação será feita até o dia 27 de novembro, e as entrevistas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, no Campus Belém da UFPA, conforme convocação aos interessados.

Vagas e inscritos - O processo seletivo oferta 104 vagas em 52 cursos de graduação sediados nos mais diversos campi da Universidade, para ingresso no ano letivo de 2020. Até o momento, o CEPS registrou 155 inscrições e aguarda a entrega de documentos. Podem solicitar inscrição estrangeiros(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não tenham cursado o ensino médio no Brasil e que aqui se encontrem na condição de refugiados(as) de seu país de origem, ou de visto humanitário, ou imigrantes, asilados(as), apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Sobre o processo - O PSE-MIGRE é uma iniciativa da Reitoria da UFPA, em ação conjunta com a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS) e com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). O edital reafirma mais uma vez a posição de liderança da UFPA na implementação de políticas afirmativas voltadas à inclusão, uma vez que será a primeira instituição a trabalhar, de forma ampla, a inclusão dos apátridas e das vítimas do tráfico de pessoas no seu conjunto de beneficiados/as.

Inscrições para o Processo Seletivo Especial 2020-6 (PSE-MIGRE)

Período: até as 17h do dia 9 de outubro de 2020, no site do Ceps.

Edital retificado está disponível aqui.

Texto: Nayan Aviz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM