Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Bettina Ferro de Souza inaugura área de convivência para pacientes da Instituição
Início do conteúdo da página

Hospital Bettina Ferro de Souza inaugura área de convivência para pacientes da Instituição

  • Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 16h00

bosquinho 03

Plantas medicinais, ornamentais e árvores frutíferas começam a compor o novo espaço de acolhimento do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que está sendo construído para a comunidade hospitalar.  Por meio de uma parceria com a Prefeitura Multicampi da Universidade, que administra os Bosques da UFPA, a unidade ganha uma área de convivência para que os usuários possam ter momentos de bem-estar enquanto aguardam suas consultas e exames. 

A ideia surgiu como uma proposta da Comissão de Humanização do Bettina Ferro para acolher os vários pacientes oriundos do interior, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e que por vezes precisam permanecer o dia todo no hospital para realizar suas consultas e exames. 

“Com a pandemia, aumentou a necessidade de as pessoas saírem de ambientes fechados e estarem mais tempo no ar livre, por isso a comissão nos trouxe a alternativa de organizar esse espaço para que as pessoas não fiquem tanto tempo dentro do hospital”, explica a Gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Rosilene Reis Della Noce.  

Bosquinho 01De acordo com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde esse conceito é chamado de ambiência em saúde, que prevê o entendimento do espaço físico como um espaço de relações sociais, proporcionando uma atenção acolhedora. Para pôr em prática a ideia, a Comissão de Humanização procurou a coordenação dos Bosques Camilo Viana, Paulo Cavalcante e Benito Calzavara, localizados no campus profissional da UFPA, para dar início a construção desse espaço de convivência, que também conta com o apoio da Reitoria da UFPA. 

“Há cerca de 3 meses o hospital nos procurou e mostramos a eles os espaços de convivência da universidade, que têm viés na sustentabilidade. Estamos com o apoio da prefeitura do Campus, que plantou 22 árvores frutíferas no entorno do hospital e tivemos também a ideia de fazer uma farmácia viva no hospital, com plantas medicinais da flora amazônica”, afirma a coordenadora do projeto, Gina Calzavara, que desde 2011 cuida de bosques no campus. 

Espécies como a coramina, canarana, taioba, mastruz, justicia vermelha, pirarucu, citrus (limoeiro) são algumas das plantas medicinais trazidas pelos voluntários do projeto, e árvores frutíferas de pequeno porte como a pitanga, araçá-boi, jambeiro, macabi, coqueiro, açaí e  mangustão, estão foram plantadas próximo ao prédio do Bettina Ferro.  

Um pouco mais à frente do “bosquinho”, como já é carinhosamente chamado por pacientes e funcionários, a prefeitura plantou ingá e pau-preto, que são espécies mais resistentes e proporcionam sombra, pois no local há a proposta de construção de um parquinho para os pacientes da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) do HUBFS, que também poderão aproveitar o jardim para atividades lúdicas. 

bosquinho 02A vice-coordenadora da Comissão de Humanização do HUBFS, Cláudia Farias explica que uma das principais preocupações é continuar com todos os cuidados para evitar a contaminação pela covid-19, por isso o espaço conta com uma pia para lavagem de mãos, além de cartazes com orientações aos frequentadores do espaço. 

“Com o espaço de acolhimento os pacientes podem descansar ao ar livre e encontrar no nosso hospital condições agradáveis, de bem estar, para que eles possam receber o seu atendimento e ter condições dignas enquanto usuários do espaço público”, conclui.  

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

 A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Texto e fotos: Paola Caracciolo – Jornalista do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh 

registrado em:
Fim do conteúdo da página