Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Ciências Biológicas do Campus Altamira promove evento "Vozes da Educação Escolar"

• Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 18h36

pbidalt

Desde o dia 22 de março, a Faculdade de Ciências Biológicas do Campus Altamira, da Universidade Federal do Pará (FCB/UFPA-Altamira), está promovendo o evento "Vozes da Educação Escolar". Voltado a graduandos de licenciatura e a demais pessoas interessadas em educação escolar, a programação conta com mesas-redondas e palestras e é transmitida pelo canal Pibid BioXingu, na Plataforma YouTube. A programação segue até o dia 9 de abril, e os participantes têm direito a um certificado de participação de até 18 horas. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (LaPECBio), o evento visa discutir a organização da Educação Básica, como os aspectos estruturais, as modalidades, as perspectivas e os desafios, além de promover a integração entre escola e Universidade, concebendo-a como instituição fundamental no trabalho de coautoria de formação inicial de professores para a Educação Básica, e integrar ações formativas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Estágio Supervisionado.

Entre os temas abordados nas mesas-redondas e nas palestras do evento, estão: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação do Campo; Educação em Escola Quilombola; Educação Especial; Educação Escolar Indígena; Educação em Ambientes Prisionais e de Medidas Socioeducativas e Formação inicial de professores da Educação Básica.

No formato adotado para o evento, os organizadores tiveram a preocupação em garantir a ampla participação dos interessados nas temáticas, sem comprometer a integridade do evento e dos convidados. Então, por meio da assessoria de uma equipe constituída por professores e licenciados, ao final das falas dos convidados, os participantes podem fazer suas perguntas e comentários e interagir com eles por meio do chat da plataforma de transmissão.

O professor Ronaldo Silva, diretor da Faculdade de Ciências Biológicas do Campus Altamira, afirma que a participação do público, até aqui, tem se mostrado muito positiva para o enriquecimento do debate das temáticas propostas. “O público participou e interagiu com os convidados, dirigindo-lhes comentários sobre suas falas, elogios, agradecimentos e perguntas inerentes ao tema tratado, incluindo aí os desafios daquela modalidade de educação escolar implementada por meio do Ensino Remoto Emergencial”, comenta.

“As temáticas que estão sendo abordadas têm como importância a sua capacidade de oportunizar a ampliação do debate ancorado na visão crítico-reflexiva sobre os avanços e desafios das políticas públicas para as diferentes modalidades da educação escolar. Dessa forma, envolver licenciandos nesse debate significa implementar na formação inicial de futuros professores da Educação Básica uma ação formativa e educativa para o desenvolvimento de competências profissionais mais adequadas com as demandas educacionais que atualmente estão postas à escola pela sociedade. Demandas estas que podem ser representadas pela frase ‘Educação escolar democrática e de boa qualidade para todos, sem exceção.’”, explica o diretor da FCB.

Vozes da Educação Escolar

Data: de 22 de março a 9 de abril

Local das transmissões: canal Pibid BioXingu, na Plataforma YouTube.

Mais detalhes sobre a programação e mais informações podem ser consultadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA